Governador do Pará destitui delegado após ação polêmica que prendeu brigadistas
O governador do Pará, Hélder Barbalho (MDB), anunciou que destituiu o atual delegado que preside o inquérito da prisão preventiva de quatro brigadistas de Alter do Chão, José Humberto de Melo. O novo ocupante do cargo é Waldir Freire Cardoso. Aumenta a crise nas investigações que acusam ONGs de provocarem incêndios na região
247 - O governador do Pará, Hélder Barbalho (MDB), anunciou nesta quinta-feira (28) que destituiu o atual delegado que preside o inquérito da prisão preventiva dos quatro brigadistas de Alter do Chão, José Humberto de Melo. O novo ocupante do cargo é Waldir Freire Cardoso.
Quatro brigadistas são acusados de terem provocado incêndios na região, uma ação da polícia que tem consonância com o discurso de Jair Bolsonaro, no sentido de responsabilizar ONGs pelas queimadas na Amazônia em meio à falta de respostas do governo para um das maiores crises ambientais do País, o que gerou repúdio até do exterior.
Segundo Barbalho, a escolha por Waldir Freire se dá por sua atuação como diretor da Delegacia Especializada em Meio Ambiente e, portanto, por seu conhecimento técnico da área. "O caso requer atenção e toda a transparência necessária. Ninguém está acima da lei, mas, ao mesmo tempo, ninguém pode ser vítima de pré-julgamento ou ter seu direito de defesa cerceado", disse o governador.
Em nota, o governo do Pará afirmou que não está interferindo nas investigações da Polícia Civil do Estado, que é autônoma, "e não tem o poder de realizar prisões sem autorização judicial".
"Por fim, caso a conclusão das investigações apure crime, trata-se de fato isolado. O Governo do Pará reitera que as ONGs são fundamentais para a preservação das florestas no Estado, e que o Executivo continua parceiro de todas as instituições e entidades que respeitam as leis brasileiras", diz a nota.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: