TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Haddad confirma que Defesa aceita conversar sobre cortes

    "Apresentamos os argumentos e as ideias, e eles colocaram as equipes técnicas à disposição do Tesouro Nacional", afirmou

    Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante reunião no Palácio do Planalto, em Brasília 17/09/2024 REUTERS/Ueslei Marcelino (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 – O ministro Fernando Haddad, da Fazenda, se reuniu na manhã desta quarta-feira (13) com o ministro da Defesa, José Múcio, para discutir a inclusão do setor militar no pacote de corte de gastos planejado pelo governo federal, visando o cumprimento das metas fiscais dos próximos anos. 

    “Eu estive numa reunião com o ministro Múcio hoje pela manhã; fui pessoalmente junto com a equipe. Eles já estão reunidos aqui com o Tesouro para discutir algumas ideias dentro do cronograma estabelecido pelo presidente Lula”, informou Haddad a jornalistas. 

    "Falamos com os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, apresentamos os argumentos e as ideias, e eles colocaram as equipes técnicas à disposição do Tesouro Nacional", afirmou. "Vamos ver se conseguimos incluir, em tempo hábil, mais algumas medidas no conjunto daquelas que já estão pactuadas com os ministérios."

    Conforme dados do Portal da Transparência da Controladoria-Geral da União (CGU), o Ministério da Defesa ocupa o quinto maior orçamento federal, somando R$ 127,9 bilhões. Desse total, cerca de 78% são destinados a despesas com pessoal, abrangendo tanto militares da ativa quanto aposentados e pensionistas.

    Um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) também aponta que a previdência dos militares é outro fator que pesa no orçamento. Segundo o TCU, o déficit anual por pessoa entre os militares é de R$ 159 mil. Ajustes no regime previdenciário estão entre as possibilidades discutidas.

    Nesta quarta-feira, também participaram do encontro o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dário Durigan, o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, o secretário-geral do Ministério da Defesa, Luiz Henrique Pochyly da Costa, e os três comandantes das Forças Armadas: almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen (Marinha), tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno (Aeronáutica) e general Tomás Paiva (Exército).

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados