Indígenas denunciam Bolsonaro e vão ao STF pedir proteção ao povo Yanomani
A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil acusa o governo de conivência com “os crimes cometidos pelo garimpo em territórios indígenas”
247 - Indígenas da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) entregaram, nesta quinta-feira, 5, uma petição ao Supremo Tribunal Federal (STF). Eles pedem proteção ao povo Yanomani, que vem sofrendo ataques de garimpeiros em Roraima.
O grupo também pediu uma resposta do governo de Jair Bolsonaro (PL) sobre a proteção para essa população. "Vocês são violentos, seus filhos são violentos. Bolsonaro, busque seus filhos garimpeiros e os leve de volta!", diz o texto.
A Apib acusa o governo de conivência com “os crimes cometidos pelo garimpo em territórios indígenas, o que provocou uma nova onda de migração de garimpeiros para os locais de extração de minerais".
Os indígenas também denunciaram que o governo defende o PL 191, que propõe regularizar as condições para lavrar em terras reservadas, estimulando ataques aos povos indígenas.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: