Janones nega acusações de rachadinha e alega manipulação de áudio
Deputado se defendeu de acusações e criticou o que chamou de divulgação "clandestina" de uma gravação pela extrema direita
247 - O deputado federal André Janones (Avante-MG) negou as acusações de que teria cometido rachadinha em seu gabinete e afirmou que as alegações são baseadas em conteúdo gravado ilegalmente e manipulado.
Janones também disse ser alvo de uma ação coordenada da extrema direita e pediu que o conteúdo da gravação fosse disponibilizado na íntegra.
"Eu nunca recebi um único real de assessor, não comprei mansões, nem enriqueci e isso por uma simples razão, eu nunca fiz rachadinha", escreveu Janones em seu perfil na rede social X.
Em áudio atribuído a Janones, reportagem do Metrópoles revelou que o político teria cobrado que assessores da Câmara lotados em seu gabinete usassem parte dos salários para pagar suas despesas pessoais, alegando que no passado ele teve um grande prejuízo com uma campanha mal-sucedida. Conhecida como rachadinha, a prática configura enriquecimento ilícito, dano ao patrimônio público e é passível de inelegibilidade segundo entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Primeiro de tudo, eu quero dizer a vocês que eu estou quebrando a minha regra de não responder às fake news, como ensino no meu livro 'Janonismo Cultural' a não responder, por uma razão clara: RESPEITO a vocês. Hoje saiu uma matéria, que está sendo espalhada pela extrema direita, que me acusa de rachadinha, coisa que eu nunca fiz. Pra isso eles usaram uma gravação clandestina e criminosa, um áudio retirado de contexto e para tentar me imputar um crime que eu jamais cometi. Aproveito para solicitar que o conteúdo criminosamente gravado seja disponibilizado na integra e não edições manipuladas, postada quase simultaneamente por todas as lideranças de extrema direita.
É a segunda vez que trazem esse assunto para tentar me ligar a crimes. Em 2022 já fizeram isso durante a campanha, também com áudios fora de contexto. Essas denúncias vazias nunca se tornaram uma ação penal ou qualquer processo, por não haver materialiade. Não são verdade, e sim escândalos fabricados.
No mais, repito, eu NUNCA recebi um único real de assessor, não comprei mansões, nem enriqueci e isso por uma simples razão, EU NUNCA fiz rachadinha.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: