Lula visita sala de situação do CNU e elogia organização da prova: "precisamos adequar a máquina pública ao século 21”
O Concurso Público Nacional Unificado, apelidado de Enem dos concursos, mobiliza mais de 2,1 milhões de pessoas neste domingo
247- O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), apelidado de Enem dos concursos, mobiliza mais de 2,1 milhões de pessoas neste domingo (18), todas em busca de um emprego no serviço público federal e o presidente Luiz Inácio Lula da celebrou a iniciativa ao visitar sala de situação criada para monitorar aplicação de provas.
“É a primeira vez que realizamos um Concurso Unificado a nível nacional. Feito em 220 cidades, mais perto das pessoas, para contemplar a diversidade brasileira e com uma grande participação. Estamos inovando e vamos suprir uma necessidade de anos do serviço público federal, precisamos adequar máquina pública ao século 21. Parabenizo a ministra Esther Dweck e os demais ministérios que apoiaram”, ressaltou Lula.
“Os números são extraordinários: 600 mil pessoas isentas da taxa de inscrição, seja pelo CadÚnico, Prouni e Fies, ou por serem doadores de medula óssea. Mais de 10 mil indígenas e 400 mil cotistas estão participando. Números que vão refletir em um serviço público com a cara do Brasil”, acrescentou Lula.
Durante a visita, a ministra Esther Dweck explicou a Lula a estrutura do concurso – com uma prova de conhecimentos gerais pela manhã, e provas específicas por área à tarde.
"Tem uma base de conhecimentos gerais que todo mundo tem que fazer. E um dos temas que a gente colocou foi ética no serviço público. A gente botou diversidade, democracia, muitas coisas que as pessoas têm que ter na base. E foi muito bacana, que a gente viu os cursinhos dando aula disso", disse a ministra.
As provas, objetiva e discursiva, serão aplicadas em dois turnos: manhã e tarde. De acordo com o cronograma divulgado pelo Ministério da Gestão, o gabarito das provas sai na próxima terça-feira (20) e as notas serão divulgadas em 8 de outubro. O resultado final está previsto para 21 de novembro.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: