Lula deverá adotar rotina mais leve durante algumas semanas após a alta, diz Kalil
Presidente se recupera bem após cirurgia e pode retomar atividades parciais em Brasília, segundo boletim médico
247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, deverá manter uma rotina mais leve por algumas semanas após receber alta, informou o cardiologista Roberto Kalil Filho, chefe da equipe médica que acompanha o caso. Lula passou por um procedimento endovascular para embolização da artéria meníngea média na manhã de ontem e, no início da noite, teve o dreno intracraniano removido, sem intercorrências. Segundo Kalil, o presidente está lúcido, orientado e se comunica normalmente com familiares e equipe, além de estar se alimentando bem.
“Ele poderá despachar e seguir com acompanhamento médico em Brasília. No entanto, será necessário um repouso relativo por algumas semanas, com limitações em atividades físicas”, explicou o médico.
Contexto do caso
O procedimento de emergência foi realizado para tratar uma hemorragia cerebral causada por um traumatismo craniano, decorrente de um acidente doméstico ocorrido em 19 de outubro. Desde então, Lula tem sido acompanhado por uma equipe liderada por Kalil e pela médica Ana Helena Germoglio.
A previsão é que o presidente permaneça internado até a próxima segunda-feira (16), mesmo apresentando evolução estável. Durante esse período, Lula tem recebido apoio de familiares e da equipe médica. A recuperação do presidente é considerada dentro do esperado, e os médicos reforçaram que os cuidados devem ser mantidos após o retorno a Brasília para garantir a retomada completa de suas atividades.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: