Lula presta solidariedade a Bruna Valeanu e Ranani Glazer, brasileiros mortos em Israel
Além das duas vítimas já confirmadas, há a preocupação com a brasileira Karla Stelzer Mendes, que permanece desaparecida
247 - O presidente Lula (PT) manifestou sua tristeza e prestou solidariedade às famílias de Bruna Valeanu e Ranani Nidejelski Glazer, os dois brasileiros que perderam a vida nos recentes ataques ocorridos em Israel, de autoria do grupo islâmico palestino Hamas.
Em publicações nas redes sociais, Lula expressou seu pesar pelo falecimento de Ranani, cidadão brasileiro natural do Rio Grande do Sul, que foi uma das vítimas dos ataques ocorridos no dia 7 de outubro. O presidente enfatizou o repúdio do governo brasileiro a todos os atos de violência, especialmente quando direcionados a civis.
O presidente também lamentou a morte de Bruna, uma jovem brasileira de 24 anos, natural do Rio de Janeiro. Mais uma vez, ele destacou o total repúdio do governo brasileiro a qualquer forma de violência contra a população civil.
Além das duas vítimas já confirmadas, há a preocupação com a brasileira Karla Stelzer Mendes, que permanece desaparecida desde os conflitos em Israel.
O cenário de violência na região tem se intensificado nos últimos dias. Segundo informações divulgadas pelo jornal Haaretz, pelo menos 830 palestinos foram mortos e 4.250 ficaram feridos em ataques aéreos israelenses desde o início dos confrontos no último sábado. No mesmo período, 900 israelenses perderam a vida e 2.400 ficaram feridos.
O conflito teve início quando Israel foi alvo de um ataque de foguetes lançados a partir da Faixa de Gaza pelo grupo Hamas. O Exército israelense alega que mais de 3.000 foguetes foram disparados pelo Hamas, e dezenas de tropas do grupo palestino infiltraram-se em áreas de fronteira no sul de Israel. Em retaliação, as forças israelenses mobilizaram suas tropas e iniciaram uma série de ataques contra a população de Gaza. Além disso, o ministro da defesa de Israel, Yoav Galant, anunciou um "bloqueio total em Gaza, sem eletricidade, sem alimentos e combustível."
O governo brasileiro está agindo para repatriar brasileiros que estão atualmente na região afetada pelo conflito. O primeiro voo de repatriação coordenado pela Força Aérea Brasileira (FAB) já partiu do aeroporto Ben-Gurion, em Tel Aviv, por volta das 14h (horário de Brasília). Ao todo, 211 passageiros embarcaram na aeronave KC-30 da FAB. A previsão é que o pouso aconteça no início da madrugada desta quarta-feira (11). Outros cinco voos deverão ser realizados até o próximo domingo (15).
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: