Lula promete novos empregos e investimentos em defesa
Presidente afirmou que a indústria de defesa é indispensável para garantir o domínio do Brasil sobre seus próprios recursos
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta sexta-feira (9) do lançamento da primeira fragata da classe Tamandaré, parte do programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT), executado pela Marinha do Brasil. O evento, realizado em Itajaí (SC), marca um passo significativo no fortalecimento das Forças Armadas brasileiras, segundo o presidente.
Lula destacou em seu discurso a importância estratégica do projeto para o país, tanto no âmbito da defesa quanto na economia e cooperação internacional. “O lançamento da fragata é mais um passo no fortalecimento das Forças Armadas,” afirmou. Ele ressaltou que a escolha de tecnologias será guiada pelas demandas estratégicas do Brasil, indicando que o Estado deve ser um agente ativo no fortalecimento da indústria de defesa e na geração de novos empregos. “A indústria de Defesa tem importância expressiva, por gerar inovação e posicionar o país estrategicamente de um ponto de vista geopolítico,” acrescentou.
O presidente também enalteceu o papel da estatal Engeprom, responsável pela condução do projeto em parceria com empresas como a thyssenkrupp Marine Systems, Embraer Defesa e Segurança, e Atech. Lula destacou a relevância da indústria de defesa para a soberania nacional, especialmente na proteção das riquezas naturais do país.
“Essa é uma indústria indispensável para a nossa soberania, garantindo o domínio sobre nossas riquezas naturais, nosso mar e o nosso pré-sal,” declarou.
Em seu discurso, Lula defendeu que, embora o Brasil busque a paz, é fundamental estar preparado para a guerra. “Se você quer paz, esteja preparado para a guerra. A guerra não nos interessa. As fragatas devem representar a paz,” afirmou. O presidente também prometeu mais projetos voltados à defesa e à criação de empregos no setor.
O comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen, e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, também participaram do evento. Olsen alertou para a "imaturidade" de subestimar riscos à integridade territorial, enquanto Múcio ressaltou que o fortalecimento da Marinha não deve alterar a tradição pacífica do Brasil na resolução de conflitos.
O programa Fragatas Classe Tamandaré faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e prevê a construção de quatro fragatas no Brasil com significativa participação nacional e transferência de tecnologia.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: