HOME > Brasil

Lula promove oficiais e faz trocas de militares em cargos de liderança

Dez oficiais são promovidos e 19 trocas são realizadas nas Forças Armadas após reunião com os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica

Presidente Lula e comandantes das Forças Armadas (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) promoveu dez oficiais e fez 19 trocas em cargos de liderança das Forças Armadas, informou o jornal O Estado de S.Paulo. As mudanças foram oficializadas no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 26, após o chefe do Executivo se reunir com os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica no dia anterior. As promoções e trocas de cargos entrarão em vigor na próxima segunda-feira, 31, e foram indicadas pelos comandantes das Forças Armadas, com o aval do presidente Lula. As mudanças visam reforçar uma posição apolítica e apartidária, e representam um clima tranquilo nas relações entre o presidente e os comandantes das Forças Armadas, após o compromisso destes últimos em respeitar a Constituição e os valores da democracia, afirmando discordar de qualquer tentativa golpista.

No Exército, Lula promoveu seis militares, sendo dois ao posto de general e quatro para o de coronel. Entre os promovidos estão o general de Divisão Francisco Carlos Machado Silva e o general de Brigada Edson Massayuki Hiroshi. Na Marinha, o presidente promoveu quatro militares, sendo um para o posto de almirante de esquadra, dois para o de vice-almirante e um ao de contra-almirante. Além das promoções, Lula realizou diversas mudanças em cargos de liderança no Exército. O general de Brigada Marcius Cardoso Netto deixou o cargo de adido ao Comando de Operações Terrestres para operar no Departamento Geral de Pessoal. O general Flavio Marcus Barbosa foi nomeado como o novo comandante logístico, e o general Flávio Mayon Ferreira Neiva passou a ser o subcomandante dessa área.

Outra mudança importante foi a nomeação do general Luiz Duarte de Figueiredo Neto como o novo chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Nordeste. O antigo ocupante do cargo, general Alessandro da Silva, assumiu o comando do 1º Grupamento de Engenharia do Exército. O comando do 1º Grupamento, por sua vez, ficou a cargo do general de Brigada Guilherme Langaro Bernardes, que agora será Diretor de Obras de Cooperação. Na Marinha, sete mudanças foram realizadas. O vice-almirante Silvio Luís dos Santos deixou o cargo de comandante do 5º Distrito Naval e foi designado para a vice-chefia do Estado-Maior da Armada. O vice-almirante Carlos Eduardo Horta Arentz, que ocupava a posição anterior, foi transferido para a reserva remunerada.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: