Marinha explica uso de drones aquáticos na busca por vítimas de queda de ponte no TO
Até o momento, foram confirmados 12 óbitos decorrentes do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira
247 – A Marinha divulgou um vídeo nesta sexta-feira (3) detalhando o uso de drones subaquáticos nas operações de busca por vítimas do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que conecta os estados do Maranhão e Tocantins. O Coronel-Almirante Coelho Rangel, responsável por coordenar os trabalhos, explicou a estratégia empregada pela força-tarefa.
“Nós começamos a analisar as imagens que nós conseguimos e começamos a perceber que a ponte, após colapsar em forma de V, poderia ter concentrado os veículos numa posição", disse. “Identificamos também, pelos vídeos [...], a sequência dos veículos. Isso ajudava a termos uma noção de como poderia estar no fundo do rio, os veículos. À medida que os mergulhadores iam mergulhando e nós íamos tendo a posição de cada veículo, nós começamos a entender o que poderia ter acontecido.”
"Os drones subaquáticos ajudaram. Nós entendemos como é que estava a ponte e alguns veículos no fundo do rio. Isso ajudava a orientar os mergulhadores a intensificar ou chegar naquele ponto de interesse", afirmou. “Após isso, nós pegamos as imagens que o drone passou para a gente e revíamos essa imagem várias vezes, assim de buscar alguma coisa que poderia ter passado despercebida”.
Os trabalhos de busca foram retomados nesta sexta-feira (3), após uma pausa devido à abertura das comportas da usina hidrelétrica gerida pelo Consórcio Estreito Energia (Ceste). Até o momento, foram confirmados 12 óbitos entre os 17 desaparecidos inicialmente relatados.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: