Mercadante discute parcerias com presidente eleito do Uruguai Yamandú Orsi em Brasília
Presidente eleito do Uruguai reforça parceria histórica com o Brasil e discute criação de banco de desenvolvimento inspirado no BNDES
247 - O presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, se reuniu nesta sexta-feira (29) com o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, na sede do banco, em Brasília. Durante o encontro, foram debatidas possibilidades de colaboração entre bancos de fomento e a realização de um seminário conjunto em 2025, envolvendo empresas brasileiras de diversos setores, informa a coluna Painel, da Folha de S.Paulo. O objetivo é ampliar os investimentos e o comércio bilateral entre os dois países.
Orsi destacou a intenção de seu governo de criar, no longo prazo, um banco de desenvolvimento inspirado no modelo do BNDES, reforçando o potencial de parcerias. Mercadante afirmou que "o BNDES será um importante parceiro para apoiar ainda mais o desenvolvimento do Uruguai, país com grande potencial de atração de investimentos e acesso a mercados".
A visita a Mercadante ocorreu após Orsi ser recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto. No encontro, Lula destacou a importância da eleição de Orsi, que marca o retorno da Frente Ampla ao poder, e reforçou a disposição do Brasil em colaborar com o Uruguai.
Orsi, por sua vez, sublinhou o valor da parceria histórica entre os dois países e mencionou que o atual presidente uruguaio, Lacalle Pou, também vê com bons olhos a relação bilateral. Ele ainda ressaltou a necessidade de fortalecer os laços sul-americanos em meio a um cenário internacional marcado por mudanças rápidas e incertezas.
O diálogo também abordou o acordo Mercosul-União Europeia, que pode ser assinado em breve. Orsi afirmou que as negociações serão analisadas durante a próxima Cúpula do Mercosul, que acontece na próxima semana, em Montevidéu. Ele se mostrou otimista quanto à consolidação de parcerias regionais e globais. A reunião consolidou o estreitamento das relações entre Brasil e Uruguai, apontando para futuras cooperações no campo econômico e comercial.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: