TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Mercadante: resultado do PIB reforça a melhoria na qualidade do crescimento da economia brasileira

    Os dados do PIB, que subiu 1,4% em relação ao trimestre anterior, confirmam as projeções feitas anteriormente pelo presidente do BNDES

    Aloizio Mercadante (Foto: Reprodução/YT)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 – O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, afirmou que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre de 2024 não só indicou uma aceleração no ritmo da economia, mas também demonstrou uma melhoria na qualidade desse crescimento. Com os resultados do PIB divulgados nesta terça-feira (3), Mercadante também destacou a retomada da indústria e o aumento de 5,7% na Formação Bruta de Capital Fixo durante o período.

    “A inflação segue dentro da meta, melhoramos substancialmente as finanças públicas e, mais importante, temos o melhor volume de trabalhadores empregados desde 2012”, salientou o presidente do BNDES. “O governo do presidente Lula está reconstruindo o mercado de consumo de massas e criando condições para uma retomada do investimento e do crescimento sustentável”.

    Os dados do PIB, que subiu 1,4% em relação ao trimestre anterior, confirmam as projeções feitas anteriormente por Mercadante. As altas nos setores de Serviços (1,0%) e Indústria (1,8%) contribuíram para esse resultado positivo, embora a Agropecuária tenha recuado 2,3% no período.

    O presidente do BNDES estima ainda que, no acumulado do ano, o PIB de 2024 deve ficar em torno de 3%, superando as expectativas pessimistas, especialmente as do mercado financeiro.

    Apesar do cenário positivo, Mercadante alertou que as restrições fiscais e a alta taxa de juros, que é a segunda maior do mundo, continuam sendo grandes desafios para esse crescimento. 

    “A requalificação das bases da política monetária, com medidas mais fortes e persistentes de desindexação da economia, e sua interface com a continuidade do esforço de mais qualidade na política fiscal, seguem presentes como grande desafio para a retomada acelerada do crescimento sustentável”, afirmou.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados