TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Mercadante sobre Rogério Cerqueira Leite: "profundo compromisso com a soberania nacional e com a democracia"

    Em nota, o presidente do BNDES lamentou o falecimento de um dos mais importantes cientistas brasileiros

    (Foto: Reprodução)

    247 - O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, lamentou o falecimento de Rogério Cezar de Cerqueira Leite, doutor em Física pela Universidade de Paris e um dos mais importantes cientistas brasileiros. Rogério Cezar faleceu na madrugada deste domingo (1), aos 93 anos.

    "É com profunda tristeza que recebo a informação sobre a morte do professor e amigo Rogério Cezar Cerqueira Leite, um dos mais importantes cientistas do país", salientou Mercadante em nota, enfatizando que Cerqueira Leite deixa um legado para o desenvolvimento científico nacional, especialmente na Unicamp, onde dirigiu o Instituto de Física e criou o Departamento de Física do Estado Sólido, além de ter implementado o Departamento de Música e o Instituto de Artes.

    "Não poderia deixar de mencionar que, junto com Cerqueira Leite, ainda no governo Dilma, trabalhamos pela construção e implantação do projeto Sirius, do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), onde está o acelerador de partículas com o maior brilho do mundo", lembrou.

    Mercadante conta ainda que, neste ano, esteve no CNPEM, juntamente com o presidente Lula, para o lançamento da pedra fundamental do Projeto Orion – complexo laboratorial de pesquisas avançadas em patógenos, com instalações inéditas no mundo.

    "Com a saúde já debilitada, o professor Cerqueira Leite não pôde estar presente, mas foi justamente homenageado pela imensa contribuição que deu para todo o projeto", contou.

    Aloizio Mercadante finaliza a nota destacando que "sem o professor Cerqueira Leite, a ciência brasileira ficará carente de uma figura fundamental, que, além da contribuição intelectual, tinha profundo compromisso com a soberania nacional e com a democracia".

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: