Miriam Leitão enquadra Eduardo Leite por apoio a Bolsonaro em 2018 (vídeo)
A jornalista criticou o apoio de Leite a Bolsonaro durante a última campanha eleitoral e afirmou que o governador preferiu a economia à democracia
247 - Durante o debate das prévias do PSDB, a jornalista Miriam Leitão cobrou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, sobre o apoio dele à candidatura de Jair Bolsonaro em 2018.
Segundo ela, à época, Leite criticava o "desastre econômico" dos governos do PT -- tese defendida pela jornalista. Por conta disso, ele apoiou Bolsonaro.
"Mas acontece que o desastre econômico é muito menor em importância e risco para o país do que o desastre no ataque à democracia, e era óbvio que o presidente e candidato Bolsonaro sempre fez apologia da ditadura. Então, o senhor colocou uma hierarquia e preferiu a questão econômica", cobrou ela.
Leitão, no entanto, fez campanha pelo golpe contra Dilma Rousseff em 2016 por conta das supostas "pedaladas fiscais", contribuindo para a crise institucional.
"Que risco nós temos que o senhor, de novo, julgue a conveniência política e apoie forças de extrema-direita, como o fez em 2018?", questionou.
Leite se enrolou ao responder: "É muito fácil para nós que temos a vida mais ou menos resolvida ficar discutindo a democracia e ignorar que milhões de pessoas deixam de comer por não ter emprego e não ter renda. Não estou defendendo que se ignore o debate pela democracia, ele é super importante".
Ele admitiu o erro e afirmou que não apoiará mais Bolsonaro. "Foi um erro. Não há hipótese de apoiar uma candidatura de Bolsonaro em 2022. O Brasil precisa de uma democracia forte, mas também precisa de emprego, renda. E para isso precisar ter reforma, e os outros caminhos à esquerda não apresentam essa alternativa", disse.
Veja:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: