Moody’s pode rebaixar BRB após aquisição do Master
Agência de classificação de risco apontou indícios de alerta na compra do banco
247 – A agência de classificação de risco Moody's divulgou um relatório nesta quarta-feira (2) no qual apontou indícios de alerta na aquisição do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB). Segundo o documento, a transação apresenta "alto risco de execução e integração", podendo impactar negativamente a nota de crédito da instituição brasiliense.
Entre os principais pontos de preocupação, a Moody's destaca que o BRB, por ser um banco público, possui “uma estrutura de governança complexa”. Além disso, os empréstimos do Banco Master estão concentrados em poucos clientes e são considerados "ilíquidos", ou seja, possuem baixa conversibilidade em dinheiro.
Outro fator levantado pela agência é a dificuldade do BRB em gerar lucros desde 2021. O relatório aponta que a capitalização principal do banco caiu, passando de 11,4% em 2021 para 7,7% em setembro de 2024, reflexo de um crescimento acelerado combinado a margens de lucro reduzidas.
O Banco Master, por sua vez, registrou crescimento nos últimos anos, saltando da 77ª posição em 2021 para a 25ª em 2024 no ranking das maiores instituições financeiras do Brasil em ativos.
"Embora esta aquisição tenha o potencial de melhorar a diversificação de negócios do BRB e a capacidade de ganhos a médio prazo, a expansão acelerada do BRB, combinada com a estratégia complexa e de alto crescimento do Master, aumenta os riscos de execução inerentes à aquisição de um banco de tamanho semelhante", afirma o relatório.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: