TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Moraes autoriza soltura de bolsonarista preso por ameaçar Lula, Gleisi e ministros do STF em 2022

    Ministro entende que "não há razões para manutenção da medida cautelar extrema, cuja eficácia já se demonstrou suficiente, podendo ser eficazmente substituída por alternativas"

    Alexandre de Moraes e o bolsonarista Ivan Rejane Fonte Boa Pinto (Foto: STF | Reprodução)

    247 - O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou nesta sexta-feira (27) a soltura de Ivan Rejane Fonte Boa Pinto, um bolsonarista que estava detido preventivamente desde julho de 2022 por ameaçar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, ministros do STF e outros políticos de esquerda. A informação da decisão de Moraes foi noticiada pelo portal Metrópoles.

    A prisão de Ivan Pinto, que foi decretada por Moraes em julho do ano passado, gerou grande repercussão devido às ameaças explícitas proferidas pelo bolsonarista em um vídeo publicado nas redes sociais. No vídeo, Ivan Pinto fazia ameaças de morte e propugnava ações violentas contra membros do STF, além de disseminar notícias falsas sobre integrantes da Corte.

    Em sua decisão, Moraes afirmou que "não há razões para a manutenção da medida cautelar extrema, cuja eficácia já se demonstrou suficiente, podendo ser eficazmente substituída por medidas alternativas". Essas medidas alternativas incluem o uso de tornozeleira eletrônica de monitoramento, o cancelamento do passaporte de Ivan Pinto, a suspensão de seu porte de armas e a obrigação de se apresentar à Justiça todas as segundas-feiras.

    O vídeo, que foi removido pelo Instagram e Facebook devido ao seu conteúdo violento e ameaçador, mostrava Ivan Pinto proferindo ameaças diretas contra Lula, Gleisi Hoffmann, e diversos ministros do STF, inclusive fazendo ameaças às suas famílias.

    "Eu vou dar um recado para a esquerda brasileira, principalmente para o Lula: ô desgraçado, bota o pé na rua que nós vamos te mostrar o que nós vamos fazer com você. Anda com segurança armada até o talo, que nós da direita vamos começar a caçar você, essa Gleisi Hoffmann, esse Freixo frouxo do cara***, todos esses que te cercam, vagabundo", declarou o bolsonarista no vídeo.

    Em outro trecho, Ivan Pinto ameaçava nominalmente diversos ministros do STF: "mas principalmente esses vagabundos do STF. Se eu fosse você, Barroso, Fachin, Fux, Moraes, Lewandowski, Mendes, eu ficava nos EUA, em Portugal, na Europa, até vocês duas, vad***, Cármen Lúcia e Rosa Weber, sumam do Brasil, nós vamos pendurar vocês de cabeça para baixo. (…) Nós cidadãos de bem não toleramos gente escrota como vocês. (…)".

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: