TV 247 logo
HOME > Brasil

MST: Encontro Nacional reúne cooperativas e associações da Reforma Agrária de todo o Brasil

Evento conta com representantes de 126 cooperativas e associações, localizadas em todos os biomas do país

Encontro Nacional das Cooperativas das Áreas de Reforma Agrária (Foto: Divulgação/MST)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) está promovendo o Encontro Nacional das Cooperativas das Áreas de Reforma Agrária, em um evento que teve início nesta segunda-feira (22) e se estenderá até a próxima quinta-feira (25). Realizado na Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) em Luziânia (GO), o encontro conta com a participação de 126 cooperativas e associações de trabalhadores rurais residentes em áreas de Reforma Agrária em todo o país, abrangendo diversos biomas brasileiros.

O objetivo central do evento é discutir os desafios enfrentados pela cooperação no contexto da construção da Reforma Agrária Popular. Com foco na implementação da agroecologia e no fortalecimento da cooperação na produção de alimentos saudáveis, a programação inclui uma série de mesas-redondas que abordam questões práticas relacionadas ao cooperativismo e ao associativismo. Além disso, as discussões visam compartilhar experiências sobre a organização e produção de alimentos na agricultura familiar, relacionando essas práticas com os ideais da Reforma Agrária Popular e promovendo debates sobre a ampliação da agroecologia como campo estratégico.

Diego Moreira, membro da direção nacional do MST, ressaltou a importância do encontro como parte da preparação para o VII Congresso Nacional do MST, previsto para ocorrer em julho em Brasília. O congresso visa aprofundar os debates sobre práticas agrícolas e perspectivas estratégicas relacionadas à produção de alimentos saudáveis e à implementação da agroecologia.

“Estamos aqui aprofundando o debate que nos cabe sobre o nosso Programa Agrário do MST. E São vários temas nesse período pré-congressual, que cabe a nós debater, como o tema da mecanização, dos bioinsumos, o tema da atualidade da Reforma Agrária, da agroindústria, da assistência técnica. São várias questões que o MST nos desafia hoje”, disse Moreira.

"Estamos aqui com a máxima responsabilidade, com o máximo compromisso dado pela nossa organização no marco dos seus 40 anos para debater esses temas importantes que cabem ao setor de produção e atualizar o nosso programa agrário rumo ao nosso VII Congresso Nacional”, acrescentou o diretor do MST.

Um dos destaques da programação é a Assembleia de Fundação da União Nacional das Cooperativas da Reforma Agrária Popular do Brasil (Unicrab), agendada para quinta-feira (25) às 20h. A Unicrab é uma iniciativa que busca fortalecer e representar entidades e associações que atuam em rede nacional na produção agrícola com enfoque agroecológico e sustentável, visando contribuir para o combate à fome e à pobreza em todo o território nacional.

Além disso, durante o encontro será lançado o Programa Coopera Mais Brasil pelo Governo Federal, através do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). O programa tem como objetivo fortalecer o cooperativismo, o associativismo e os empreendimentos solidários da Agricultura Familiar no país, por meio de ações integradas de formação, capacitação e acesso ao financiamento.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados