Museus públicos do Brasil não possuem seguro, dizem especialistas
O incêndio que destruiu o Museu Nacional do Rio de Janeiro elevou o nível de alerta sobre a insegurança em todas as instituições públicas do gênero no país; segundo especialistas da área de seguros, nenhum museu nacional possui cobertura para a proteção permanente do acervo ou mesmo contra danos patrimoniais ou instalações prediais
247 - O incêndio que destruiu o Museu Nacional do Rio de Janeiro elevou o nível de alerta sobre a insegurança em todas instituições do gênero no país. Segundo especialistas da área de seguros, nenhum museu nacional possui cobertura para a proteção permanente do acervo ou mesmo contra danos patrimoniais referentes as instalações prediais.
"É possível que grande parte dos museus no Brasil não tenha seguro", destacou a diretora de seguros patrimonial e responsabilidade civil da Marsh Brasil, Eduarda Tenes, ao jornal Valor Econômico.
Segundo o especialista em gestão de segurança da seguradora e resseguradora britânica JLT, Roberto Muniz, os seguros do gênero costumam cobrir incêndios, desastres naturais, roubo, vandalismo e até mesmo ações terroristas.
"As seguradoras têm engenheiros e outros profissionais capacitados que fazem inspeções e apontam as recomendações de segurança que forem compatíveis com os riscos identificados", disse. Segundo ele, no Brasil, apenas exposições temporárias ou galerias privadas costumam contratar seguros para as obras, sendo que antes é feita uma rigorosa análise das condições de segurança e dos possíveis riscos.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: