TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Nota denuncia o desmonte da Ciência e Tecnologia

    O Conselho Nacional de Secretários para assuntos de Ciência e Tecnologia (Consecti) divulgou nota em que critica o desmonte do Ministério da Ciência e Tecnologia por Michel Temer, por meio de uma manobra na lei orçamentária, que retira recursos do setor; leia a íntegra

    Brazil's Vice-President Michel Temer speaks on the phone in his office in Brasilia, July 23, 2014. REUTERS/Joedson Alves (BRAZIL - Tags: POLITICS) (Foto: Leonardo Attuch)
    Leonardo Attuch avatar
    Conteúdo postado por:

    247 – O Conselho Nacional de Secretários para assuntos de Ciência e Tecnologia (Consecti) divulgou nota em que critica o desmonte do Ministério da Ciência e Tecnologia por Michel Temer, por meio de uma manobra na lei orçamentária, que retira recursos do setor. Leia abaixo:

    NOTA DE REPÚDIO

    As entidades abaixo relacionadas, que representam a comunidade acadêmica, científica, tecnológica e de inovação, vêm a público denunciar a operação vergonhosa feita pelo Congresso Nacional na Lei Orçamentária Anual – LOA 2017 com a criação de uma nova fonte de recursos (fonte 900) retirando verbas das áreas de educação e C,T&I. Esses recursos estavam antes assegurados pela fonte 100, que tem pagamento garantido pelo Tesouro Nacional.

    Essa transferência para a fonte 900 não tem recursos assegurados, tanto que passam a ser chamados de “recursos condicionados “ de acordo com manual orçamentário. A fonte 900 inclusive põe em dúvida o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, que exige para cada empenho a definição clara da fonte de recursos. Qual a fonte real que o governo utilizará para honrar os pagamentos prometidos pela LOA 2017 à área de C,T&I se a fonte usada está “condicionada” a um apontamento futuro?

    Salientamos que só na área de C,T&I o impacto financeiro será de R$ 1,712 bilhão, deixando a operação das OSs e das bolsas de pesquisa com apenas R$ 206 milhões na fonte 100, de pagamento direto pelo Tesouro Nacional. Em todo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação – MCTIC, somente a pesquisa científica foi atingida pela manobra da transferência de recursos para a fonte 900.

    A manobra realizada pelos parlamentares gerará, na prática, um corte de 89,24% nas dotações orçamentárias previstas para administração do setor, as Organizações Sociais (OSs) e as bolsas de formação e capacitação em C,T&I. Isso porque a nova fonte 900 não passa de uma obra de ficção, ao tirar a garantia de pagamento dos recursos previstos na LOA para coloca-los na dependência futura de uma nova lei que, de fato, defina uma fonte segura que cubra a previsão orçamentária.

    Para educação e C,T&I a situação é gravíssima tendo em vista a aprovação, por este mesmo Congresso Nacional, da PEC dos Gastos Públicos, que congelará os investimentos em educação para os próximos 20 anos. É triste ver que aqueles que deveriam defender o país continuam encarando educação e C,&I como gasto e não como investimento, como ocorre em países avançados.

    Apesar do que afirma o governo, a transferência de recursos da pesquisa para a fonte 900 gerará impactos dramáticos no sistema educacional já em 2017, caso não seja imediatamente revertida, prejudicando milhares de pesquisadores em todo o pais que dependem de bolsas da Capes e do CNPQ para dar sequencia a seus trabalhos.

    Oficialmente, alegam que os recursos suspensos serão pagos por meio da Desvinculação de Receitas da União – DRU. Fosse isso verdade, porque então não manter as verbas na fonte 100, já que será o mesmo Tesouro Nacional quem irá administrar as verbas desvinculadas futuramente?

    No jogo político, o sequestro das verbas aprovado pelo Congresso Nacional nos parece uma insensível chantagem para garantir a aprovação da controversa Lei de Repatriação de Recursos (PL 2.617/2015), de onde supostamente viria a verba capaz de voltar a garantir o pagamento efetivo dos recursos colocados na fonte 900.

    É lamentável constatar que aqueles que deveriam prezar a Constituição Federal e aqueles que deveriam ser o exemplo de ética e de moral sejam protagonistas dessa manobra extremamente prejudicial para o país, pois um futuro próspero para qualquer Nação depende intimamente da educação e da pesquisa científica. 

    A comunidade acadêmica, científica, tecnológica e de inovação está perplexa com a sequencia de ações tomadas pelo governo federal em parceria com o Congresso Nacional, que claramente colocam em risco o futuro do Brasil. Sinceramente esperamos que essas decisões sejam revistas pelo bem da Nação e do povo brasileiro.

    A presidência
    Consecti

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: