O martírio de Inri Cristo em busca de asfalto
Pretenso herdeiro de Deus mora no Distrito Federal, sofre com o descaso do Poder Pblico como qualquer cidado e promete nunca se candidatar: Braslia est sendo preparada para ser uma nova cidade, a Nova Jerusalm
Maryna Lacerda _Brasília 247 — Ele se diz o Filho de Deus. E escolheu o Distrito Federal para fundar sua Nova Jerusalém. Em seu sítio, no Gama, a 30 quilômetros de Brasília, Inri Cristo fundou a sede da Suprema Ordem Universal da Santíssima Trindade. E engana-se quem pensa que as questões da alma são sua principal preocupação. O pretenso mensageiro de Deus discursa em nome de pleitos terrenos, como a falta de asfalto em seu bairro (que seus protestos ainda não conseguiram garantir) e os escândalos de corrupção que permeiam a política brasiliense.
Inri Cristo veio para Brasília pela primeira vez em 1982. Era carnaval e ele preferiu passar o feriado em uma cidade mais tranquila, que não tivesse a tradição dos festejos nas ruas. Não que o Filho de Deus desaprove a festa. Ele só acha que esta terra mística não combina com a celebração mundana. “Carnaval é uma festa bonita, festa do povo, mas Brasília é uma cidade mística, não combina”, diz.
A terra de que Inri fala é a mesma que, na seca, suja sua casa e, na chuva, enlameia seus sapatos. Caso queira dar uma volta em sua Jumentinha — como chama seu patinete motorizado — ele precisa enfrentar um verdadeiro rally. Entre as poças d’água da rua esburacada, lá vai Inri Cristo, driblando os obstáculos.
O termo lama se adequa muito bem à atual situação política do país, tanto na esfera federal quanto na local. Inri Cristo, no entanto, não considera que qualquer ideia que relacione Brasília à desordem seja justa. Para ele, a cidade não tem culpa do que fazem nela. “Brasília é originalmente pura, estava preparada para me receber.”
Para Inri, a culpa de toda a corrupção praticada por aqui é de uma democracia falha. “O povo é obrigado a votar. Quando não tem um candidato do agrado dele, ele é obrigado ou a anular o voto e se sentir um palhaço ou um bobo, que tem que ir ao cartório para votar em branco”, diz.
Por isso, o pretenso herdeiro do Reino de Deus acredita que o voto facultativo é a solução. “O povo só vota quando quer, quando concorda com as ideias do candidato”, conta. Em tempo, Inri possui título de eleitor e vota no Distrito Federal.
Ele considera que a presente democracia, apesar de ser falha, é melhor que outros regimes políticos. “A democracia atual já é melhor que o tempo da ditadura”, afirma.
Ainda há salvação
A onda de escândalos políticos em que Brasília está mergulhada vai passar. Segundo Inri, a cidade atravessa um processo de renovação que vai resultar numa nova ordem política e social. Para ele, o povo terá voz mais ativa depois de todas as mudanças. “Brasília está sendo preparada para ser uma nova cidade, a Nova Jerusalém”, acredita.
O “mensageiro divino” também diz que não tem qualquer pretensão política. “Eu posso falar essas coisas, porque nunca vou ser candidato a nada. Eu vim como enviado do Pai”, garante.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: