"Festa da Selma": PF prende organizadores dos atos terroristas de 8 de janeiro
PF cumpre dez mandados de prisão e 16 de busca e apreensão. Lista de alvos inclui um pastor, uma cantora de música gospel e influenciadores
247 - A Polícia Federal (PF) cumpre nesta quinta-feira (17) pela manhã dez mandados de prisão contra indivíduos identificados como responsáveis por incitar, por meio das plataformas de mídia social, a tentativa de golpe de 8 janeiro. A lista de alvos inclui, segundo Aguirre Talento, do UOL, um líder religioso evangélico, uma cantora de música gospel e também influenciadores digitais. A convocação, intitulada de "festa da Selma", continha orientações detalhadas e coordenadas para uma ação de invasão dos edifícios dos Três Poderes.
Concomitantemente às prisões, a Polícia Federal cumpre ainda 16 mandados de busca e apreensão. Essas ações fazem parte da 14ª etapa da chamada Operação Lesa Pátria, cuja autorização foi concedida pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Uma das figuras alvo das prisões é o pastor evangélico Dirlei Paiz, que veiculou várias mensagens em plataformas de mídia social atacando o presidente Lula (PT). Outra detida é a cantora gospel Fernanda Oliver, que realizou uma transmissão ao vivo nas redes sociais durante a invasão ocorrida em 8 de janeiro.
Leia o comunicado da PF: A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (17/8) a 14ª fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que incitaram, participaram e fomentaram os fatos ocorridos em 8/1, em Brasília/DF, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por indivíduos que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas instituições.
Ao todo, estão sendo cumpridos 10 mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal, nos estados da Bahia, Goiás, Paraíba, Paraná, Santa Catarina e no Distrito Federal.
Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido e crimes da lei de terrorismo.
Os alvos desta fase são suspeitos de terem fomentado o movimento violento chamado de “Festa da Selma”, que era, em verdade, codinome previamente utilizado para se referir às invasões.
O termo Festa da Selma foi utilizado para convidar e organizar transporte para as invasões, além de compartilhar coordenadas e instruções detalhadas para a invasão aos prédios públicos. Recomendavam ainda não levar idosos e crianças, se preparar para enfrentar a polícia e defendiam, ainda, termos como guerra, ocupar o Congresso e derrubar o governo constituído.
As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.
Mandados de prisão preventiva: DF (2), GO (2), PB (1), PR (2), SC (3)
Mandados de busca e apreensão: BA (1), DF (2), GO (2), PB (2), PR (2), SC (7)
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: