Pela primeira vez sem candidato a presidente, PSDB perdeu 75% da bancada desde o governo FHC
A bancada do PSDB na Câmara está hoje na nona colocação e é menor que a do PSD e Republicanos, o que lhe confere status de partido médio
247 - A desistência do ex-governador João Doria (PSDB) em disputar a Presidência da República pode levar o PSDB a não ter candidato próprio ao Palácio do Planalto pela primeira vez desde sua fundação, em 1988.
O partido está em crise há anos e vem tendo desempenhos cada vez piores nas eleições nacionais. Desde o final de 2021, um racha interno foi escancarado por apoiadores da candidatura de Doria e aliados do ex-governador Eduardo Leite, que também pleiteava - e ainda pleiteia - se candidatar.
>>> O golpe de estado de 2016 apodrece em praça pública
O PSDB também viu derreter ao longo dos anos sua bancada. Quando o ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso foi reeleito em 1998, a sigla elegeu 99 deputados e 16 senadores, totalizando 115 parlamentares em Brasília. Hoje, são apenas 28, o que representa uma queda de 75%.
Atualmente, o PSDB é a nona bancada no ranking das maiores da Câmara, atrás de PSD e Republicanos, o que lhe confere status de partido médio.
Desde 2014, a legenda também viu encolher seus representantes eleitos em disputas aos governos estaduais e prefeituras.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: