“Pesquisa Ipec é boa para o governo Lula e avaliação positiva vai melhorar ainda mais”, diz Paulo Pimenta ao 247
Ministro vê estabilidade na percepção da população sobre o governo e projeta melhora nos índices com a consolidação de novos programas sociais
247 - O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, viu com bons olhos o resultado da mais nova pesquisa Ipec para o governo Lula (PT) e projetou um crescimento nas avaliações positivas da nova administração federal entre a população brasileira nos próximos meses.
O levantamento apontou que 37% dos entrevistados consideram o governo como "bom ou ótimo", enquanto outros 37% o avaliam como "regular" e 28% dizem que é "ruim ou péssimo". Ao Brasil 247, Pimenta afirmou que "a nova pesquisa Ipec divulgada hoje mantém números muito semelhantes às demais pesquisas realizadas desde o início do ano (nove no total). Em todas elas, o índice de aprovação (ótimo e bom) oscila dentro da margem de erro próxima a votação do Presidente Lula. 37% no primeiro turno e 39% no segundo".
Em relação às avaliações negativas, o ministro atribuiu o resultado à latente polarização política vivida pelo Brasil nos últimos anos e, neste contexto, considerou os dados como dentro do esperado: "a pesquisa revela também a manutenção de uma forte ‘calcificação’ na sociedade brasileira com polarização intensa que vem sendo observada desde o período e eleitoral e não sofreu grandes alterações, principalmente em um grupo que varia entre 24% e 30% e que avalia o governo negativamente.
Apesar da polarização, Pimenta destacou a gradual diminuição da rejeição a Lula entre setores bolsonaristas. De acordo com o levantamento, 41% dos eleitores que votaram em Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições de 2022 possuem uma visão positiva, neutra ou regular do governo do presidente Lula: "a pesquisa revela também um leve crescimento dos que avaliam o governo como regular e que aprovam o governo e a forma de administrar do presidente Lula, inclusive entre eleitores que votaram no Bolsonaro".
O ministro avalia que neste início de mandato o impacto do retorno de importantes programas sociais ainda não pôde ser sentido pela população e, à medida que novas ações do governo se consolidarem, a opinião pública tenderá a ser ainda mais positiva: "se considerarmos que, de todas as políticas públicas e programas lançados até agora, o que efetivamente 'chegou até as pessoas' foi o Bolsa Família, é possível afirmar que na medida que essas ações forem sendo desenvolvidas temos condições de ampliar nossa capacidade de diálogo e apoio para outros segmentos".
Tal projeção encontra respaldo na população entre 2 e 5 salários mínimos, onde já foi possível observar um aumento da percepção positiva em relação à última pesquisa, como cita Pimenta: "Ótimo/bom e regular somam 70% agora. Eram 61% na pesquisa anterior'.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: