TV 247 logo
    HOME > Brasil

    'Precisamos construir uma indústria pesqueira forte, familiar e com atenção às mulheres', diz Lula

    Presidente participou do Prêmio Mulheres das Águas, que reconhece e fortalece o protagonismo feminino

    Presidente Lula participa da entrega do Prêmio Mulheres das Águas (Foto: Ricardo Stuckert)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta terça-feira (19) da 1ª edição do Prêmio Mulheres das Águas, iniciativa que busca dar visibilidade, reconhecimento e fortalecer o protagonismo das mulheres nos meios pesqueiro e aquícola.

    Com a presença da primeira-dama Janja Lula da Silva, das ministras Cida Gonçalves (Mulheres), Nísia Trindade (Saúde), Margareth Menezes (Cultura), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), e Sônia Guajajara (Povos Indígenas), do ministro André de Paula (Pesca e Aquicultura), e da presidenta da Embrapa, Silvia Massruhá, a premiação ocorreu no teatro do Hotel Royal Tulip, em Brasília, com o anúncio das 7 ganhadoras.

    Durante o evento, Lula parabenizou as premiadas e destacou suas histórias inspiradoras.

    "As mulheres são guardiãs sagradas das águas. A conexão vai muito além do papel de cuidado e nutrição, e é profundamente simbólica. As águas representam o ciclo da vida, a fertilidade e a renovação, a força, a grandeza e a resiliência das mulheres", disse o presidente Lula. 

    Ele também destacou as diversas ações de seu governo em prol das mulheres, como a paridade salarial, distribuição de absorventes e formação de profissionais de saúde voltados à mulher pesqueira. 

    MINISTÉRIOS - O presidente também defendeu a existência do Ministério da Pesca, destacando que o Brasil é um país com uma grande quantidade de pescadores. "O problema do país não é ter 10, 15 ou 20 ministérios, e sim ter ministérios das coisas que precisam ser cuidadas". 

    "Nunca consegui entender porque países como Chile e Peru, muito menores que o Brasil, produzissem mais peixe que o Brasil. Precisamos construir uma indústria, mas familiar, com pequenos produtores", disse.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: