Preços de arroz e carnes podem subir com enchentes no Rio Grande do Sul
As chuvas afetam o desenvolvimento das culturas e o escoamento dos produtos
247 - As inundações que ocorrem no Rio Grande do Sul podem acarretar a elevação dos preços de arroz e carnes, dois produtos em que o estado é um importante produtor, entre outros produtos in natura.
Reportagem do Valor Econômico aponta que economistas ponderam que as chuvas afetam não apenas o desenvolvimento das culturas, mas o escoamento dos produtos, pelas rodovias e portos do Estado.
A economista Andrea Angelo considera que 83% da safra de arroz, já colhida no Estado, não tem como escoar. O mesmo ocorre com o tomate.
A economista estima que a mediana da Pesquisa Focus para alimentação no domicílio pode sair dos atuais 4,30% para algo perto de 5,00%.
Já o economista Luís Otávio Leal, avalia que é possível esperar um aumento entre 5% e 6% nos preços do arroz em maio.
Segundo Samuel Isaak, o Rio Grande do Sul responde por cerca de 4% da produção de milho nacional, 15% da produção de soja, 12% da produção de frangos e 17% de suínos. Para estes produtos, avalia, o impacto deve ser sobretudo regional.
Essa situação muda um pouco quando se fala na produção de arroz, já que o Estado concentra 70% da área de plantio do país. As dificuldades acarretadas pelas chuvas no estado podem afetar o preço no mercado nacional.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: