TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Ramagem é intimado pela PF em inquérito que apura tentativa de golpe para manter Bolsonaro no poder

    Expectativa da Polícia Federal é que o inquérito, que tem Jair Bolsonaro entre os alvos, seja concluído na primeira quinzena de novembro

    Alexandre Ramagem (Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) foi intimado nesta terça-feira (4) pela Polícia Federal para prestar depoimento no âmbito do inquérito que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado visando impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com foco em Jair Bolsonaro (PL), destaca a jornalista Bela Megale em sua coluna no jornal O Globo. O depoimento de Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), é visto como uma etapa final do inquérito.

    As investigações da PF indicam que, durante a gestão de Ramagem na Abin, a agência teria sido utilizada para monitorar ilegalmente autoridades, incluindo ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), parlamentares, jornalistas, além de críticos e opositores do governo Bolsonaro.

    Esse monitoramento teria ocorrido sem autorização judicial, configurando possível abuso de poder e violação de direitos fundamentais. Além disso, Ramagem é suspeito de ter coordenado o uso de um software espião para fins ilícitos, conforme apontado em operações anteriores da PF.

    A expectativa da Polícia Federal é que o inquérito seja concluído na primeira quinzena de novembro, com possibilidade de que haja o indiciamento de Ramagem, Bolsonaro e outros envolvidos na tentativa de golpe de Estado.

    Procurado para comentar sobre a intimação e as investigações em curso, o deputado Alexandre Ramagem, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que não iria se manifestar.

    As investigações da PF visam esclarecer possíveis articulações ilegais que possam ter ocorrido durante o período pós-eleitoral de 2022, buscando assegurar a integridade das instituições democráticas e a ordem constitucional do país.

    Nesta ano, o deputado foi o candidato de Bolsonaro à prefeitura do Rio de Janeiro, mas acabou derrotado no primeiro turno.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados