Sabotagem eleitoral da PRF em 2022 causou 'discrepante abstenção' no Nordeste, conclui PF
Investigadores encontraram um relatório do TRE de um estado da região cujos dados apontaram impacto no comparecimento aos locais de votação no 2º turno
247 - A sabotagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para impedir eleitores do Nordeste de votar causou impacto no segundo turno da eleição de 2022 entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), concluiu a Polícia Federal.
De acordo com reportagem da jornalista Débora Bergamasco, da CNN, os investigadores encontraram um relatório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de um estado do Nordeste que apontou "discrepante abstenção" nas regiões onde as blitze irregulares da PRF foram realizadas.
Este é considerado um documento importante para apurar se a intenção das operações da PRF era impedir eleitores do então candidato Lula de se deslocarem para os locais de votação, a fim de favorecer o então presidente, Bolsonaro. Ao todo, no dia do segundo turno, foram mais de 500 operações de 'vistoria' a caravanas de eleitores, a maior parte delas em estados do Nordeste, região onde Lula tem mais votos.
Ainda de acordo com a CNN, tal conclusão da PF "vai embasar o indiciamento do então diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques". O ex-diretor bolsonarista está preso preventivamente há aproximadamente um ano.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: