Salles usa foto do Greenpeace da Espanha para insinuar ligação com óleo nas praias do Nordeste
A foto usada na postagem do ministro Ricardo Salles para supostamente ligar o Greenpeace ao crime ambiental que mancha as praias do Nordeste com óleo já foi utilizada, por exemplo, em um artigo de 2018 do próprio Greenpeace da Espanha
247 - Depois do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, insinuar que o Greenpeace – uma das maiores ONGs mundiais que atuam na defesa do meio ambiente – pode estar envolvida no desastre ambiental que mancha as praias do Nordeste com óleo, verificou que Salles usou em sua postagem uma imagem do navio da organização, o Esperanza, da Espanha.
“Tem umas coincidências na vida né… Parece que o navio do #greenpixe estava justamente navegando em águas internacionais, em frente ao litoral brasileiro bem na época do derramamento de óleo venezuelano…”, escreveu ele, com a hashtag que ironiza a ONG, com a imagem anexada.
De acordo com o jornal Metrópoles, a foto já foi utilizada, por exemplo, em um artigo de 2018 do próprio Greenpeace da Espanha. "No site do Greenpeace espanhol, a foto apareceu em 2017. Uma busca no Yandex, outro site de busca de imagens, também traz como resultado um artigo de 2016 com a mesma foto usada pelo ministro", destaca a reportagem.
A afirmação de Salles aconteceu em menos de 24 horas após fazer uso de rede nacional para acusar sem provas que a Venezuela estaria por trás do derramamento de óleo que já polui mais de 200 localidades litorâneas do Nordeste.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: