Sob pressão internacional, governo Bolsonaro promete 'Justiça' por sumiço de jornalista e ativista na Amazônia
Promessa do governo brasileiro acontece um dia antes de Bolsonaro se encontrar com o presidente dos EUA, Joe Biden, na reunião de Cúpula das Américas
247 - O governo brasileiro divulgou uma nota, por meio do Itamaraty, afirmando que irá adotar “todas as providências para levar os perpetradores à Justiça", caso o desaparecimento do indigenista brasileiro Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips estiver ligado a atuação de criminosos no Vale do Javari, na Amazônia. Pereira vinha sendo alvo de ameaças atribuídas a madeireiros, garimpeiros e pescadores ilegais que atuam na região.
A nota da chancelaria brasileira foi divulgada nesta terça-feira (7), um dia antes de Jair Bolsonaro (PL) viajar para os Estados Unidos, onde participará da 9ª Cúpula das Américas e terá uma reunião bilateral com o presidente estadunidense, Joe Biden.
O governo Biden quer utilizar o encontro para pressionar Bolsonaro a assinar um documento com uma série de compromissos ambientais, tema considerado delicado pelo Brasil. A pressão deve aumentar em função da repercussão internacional causada pelo desaparecimento do ambientalista e do jornalista no último domingo (5).
Na nota, o Itamaraty reforça que o governo tomou conhecimento do caso “com grande preocupação”, e que a Polícia Federal, juntamente com a Marinha do Brasil, está atuando para localizar os desaparecidos “o mais rápido possível”.
Leia a íntegra da nota do Itamaraty.
“Nota nº 86
7 de junho de 2022
Desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips na Amazônia
O Governo brasileiro tomou conhecimento, com grande preocupação, da notícia de que o jornalista britânico Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira estão desaparecidos na região do Vale do Javari, na Amazônia.
Mobilizado desde logo, o Departamento de Polícia Federal (PF) está atuando naquela região e tomando todas as providências para localizá-los o mais rápido possível. A PF fez repetidas incursões e tem contado com o apoio da Marinha do Brasil, que se somou aos esforços nos trabalhos de buscas de ambos os cidadãos.
O Governo brasileiro seguirá acompanhando as buscas com o zelo que o caso demanda e envidando os esforços necessários para encontrar prontamente o profissional da imprensa britânica e o servidor da Fundação Nacional do Índio.
Na hipótese de o desaparecimento ter sido causado por atividade criminosa, todas as providências serão tomadas para levar os perpetradores à Justiça.
Os familiares e colegas de trabalho dos desaparecidos serão mantidos a par do progresso das buscas”.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: