TV 247 logo
    HOME > Brasil

    STF julga deputado bolsonarista Daniel Silveira na quarta-feira

    Planalto espera que um dos ministros indicados por Jair Bolsonaro, Kassio Nunes Marques ou André Mendonça, socorra o aliado com um pedido de vista, atrasando o julgamento

    (Foto: ABr)
    Paulo Emilio avatar
    Conteúdo postado por:

    Rede Brasil Atual - Está marcado para esta quarta-feira (20) o julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), da ação penal contra o deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ). Na peça de acusação geral pesam contra o parlamentar agressões e ameaças verbais contra ministros do STF. Também que ele estimulou animosidade entre as Forças Armadas e a Suprema Corte. 

    Silveira foi preso em flagrante (em 16 de fevereiro de 2021) por postar vídeos em que atacou ministros do STF e fez apologia ao AI-5. Em 31 de março, depois de resistir em cumprir a ordem do ministro Alexandre de Moraes para usar a tornozeleira eletrônica, Silveira cedeu e colocou o aparelho. Mas só depois que o ministro mandou o Banco Central bloquear as contas bancárias do deputado para garantir o pagamento de uma multa diária de R$ 15 mil por descumprir decisão judicial. 

    Apesar de analistas apostarem na condenação de Daniel Silveira, há pedras no caminho dessa possibilidade. Por exemplo, o Planalto tem expectativas de que um dos ministros indicados por Jair Bolsonaro, Kassio Nunes Marques ou André Mendonça, socorra seu aliado com um pedido de vista. A manobra seria para “ganhar tempo”. 

    Nunes Marques tomou posse em 5 de novembro de 2020 e Mendonça, em 16 de dezembro de 2021. Nos bastidores do tribunal, é grande a expectativa sobre o posicionamento de ambos. 

    Ataque e defesa

    Como relator, o ministro Alexandre de Moraes será o primeiro a votar na quarta-feira. Pelas regras do STF, a ordem dos votantes no julgamento vai dos integrantes mais jovens até o decano da corte. Assim, Gilmar Mendes será o último a votar. 

    A defesa de Daniel Silveira sabe das dificuldades. Por isso, não só pediu para que o julgamento seja feito pela Justiça Militar, já que o parlamentar é ex-PM. Também tenta a declaração de suspeição de nove dos 11 ministros do STF, sendo as exceções justamente Nunes Marques e Mendonça. 

    Bolsonaro volta a atacar Moraes

    Nesta segunda-feira (18), Bolsonaro voltou a desafiar o ministro Alexandre de Moraes. “Há poucas semanas o Alexandre de Moraes falou que quem desconfiar do processo eleitoral vai ser cassado e preso. Ô, Alexandre, eu estou desconfiado. Vai me prender? Vai cassar meu registro?”. 

    Antes, o presidente havia repetido críticas ao sistema eleitoral. “O grande problema que a gente tem é o Tribunal Superior Eleitoral. Virou lá um grupo fechado, TSE futebol clube”, provocou.  

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: 

     

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: