HOME > Brasil

Tarcísio lidera linha de defesa junto ao Judiciário para evitar a prisão de Bolsonaro

Governador de São Paulo vem se aproximando dos ministros do Supremo Tribunal Federal, especialmente de Alexandre de Moraes, em um esforço para livrar Bolsonaro

Tarcísio de Freitas e Jair Bolsonaro (Foto: Alan Santos/PR)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem buscado publicamente desassociar Jair Bolsonaro (PL) - seu padrinho político - e seus aliados das acusações de envolvimento na intentona golpista de 8 de janeiro do ano passado. Nos bastidores, Tarcísio vem se aproximando dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), especialmente de Alexandre de Moraes, em um esforço para esfriar a tensão política e melhorar as relações com os bolsonaristas, diz o jornal Folha de S.Paulo.

No último fim de semana, Tarcísio reafirmou sua posição ao negar qualquer envolvimento de seu grupo político em tentativas de golpe. "Não vejo por que a gente, por que essa corrente, está na atenção da Polícia Federal", declarou ele em resposta às investigações que envolvem Bolsonaro e seus aliados.

Nos meses que antecederam a manifestação na Avenida Paulista convocada por Bolsonaro para angariar apoio contra as investigações, realizada em fevereiro deste ano, Bolsonaro enfrentava uma forte pressão, com a possibilidade de prisão sendo uma preocupação constante entre seus apoiadores. Em entrevista ao blogueiro Esmael Morais, Bolsonaro questionou as acusações: "Qual crime eu cometi?". 

A Polícia Federal, entretanto, sustenta que o ex-mandatário participou de reuniões onde se discutiu uma minuta de um golpe de Estado, apresentada por seu ex-assessor Filipe Martins, após ter sido derrotado nas urnas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele também teria pressionado os comandantes das Forças Armadas a aderir ao plano golpista.

Ainda conforme a reportagem, Tarcísio tem atuado nos bastidores para negociar o tom das manifestações e evitar ataques diretos aos ministros do STF. Nesta linha, ele teria feito com que Bolsonaro moderasse suas críticas durante o ato realizado em fevereiro, onde o ex-mandatário criticou as penalidades impostas aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro, sem citar nomes específicos.

A aproximação de Tarcísio com o STF também se manifestou em esforços para evitar a cassação do senador bolsonarista Jorge Seif (PL). Em conversas com o ministro Alexandre de Moraes, o governador defendeu a manutenção do mandato de Seif, argumentando que a cassação do mandato de um senador eleito seria traumática.

Essas movimentações de Tarcísio têm gerado desconforto em uma ala bolsonarista que vê em suas ações uma tentativa de se descolar do bolsonarismo e pavimentar uma possível candidatura presidencial. Apesar de Tarcísio negar publicamente qualquer intenção de concorrer ao Planalto, suas ações são vistas como um posicionamento estratégico de um político moderado.

Recentemente, o governador participou de eventos com figuras da direita não-bolsonarista e da centro-direita, como um jantar organizado pelo apresentador Luciano Huck e outro em homenagem ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados