Ubes marca mobilização nacional e 'Revoga Ensino Medio' fica entre os assuntos mais comentados na internet
"Mobilize sua escola, seu Grêmio, professores e toda a comunidade escolar", escreveu a presidente da União Nacional dos Estudantes Secundaristas, Jade Beatriz, em rede social
247 - A presidente da União Nacional dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Jade Beatriz, informou nesta quinta-feira (2) pelo Twitter que integrantes da instituição estão fazendo articulações com o objetivo de reunir o maior número de pessoas em uma mobilização nacional marcada para o dia 15 de março. O objetivo é pressionar o governo federal a determinar o cancelamento da Lei nº 13.415/2017, aprovada na gestão de Michel Temer (MDB) e conhecida como Reforma do Ensino Médio.
"DIA 15 de março em todo o País: revoga novo ensino médio! Mobilize sua escola, seu Grêmio, professores e toda a comunidade escolar pelo #RevogaNEM", escreveu Jade em rede social.
Defensores do projeto aprovado no governo Temer argumentam que os estudantes têm um aprendizado mais direcionado para o mercado de trabalho. De acordo com pessoas contrárias à proposta, a interdisciplinaridade do conhecimento é necessária, mas, pela forma como ela foi criada, os conteúdos em sala de aula podem ser discutidos de forma superficial, o que prejudica o senso crítico dos alunos.
Pela reforma do ensino médio, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ocupa 60% do total de horas letivas, o equivalente a 1.800 horas divididas entre 1º, 2º e 3º anos do ensino médio. Os outros 40% do currículo são preenchidos pelos Itinerários Formativos, em que o jovem escolhe a área de conhecimento de sua preferência.
Segundo o projeto, o conteúdo não é dividido por matérias, mas sim por quatro áreas do conhecimento, como é feito na divisão do Enem: Linguagens e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Inglês, Artes e Educação Física); Matemática e suas Tecnologias (Matemática); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física), e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: