'Vamos resgatar a Ceitec', diz Luciana Santos, futura ministra da Ciência e Tecnologia
A única empresa de semicondutores da América Latina foi liquidada pelo governo Bolsonaro
247 - A futura ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, concedeu uma entrevista à TV 247 nesta quinta-feira (22) após sua confirmação no cargo pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva
Falando aos jornalistas Marcelo Auler e Tereza Cruvinel, Santos listou alguns dos principais desafios imediatos que sua gestão buscará superar. Entre eles, destacou ela, está o resgate da Ceitec, a única empresa de semicondutores da América Latina e que foi liquidada pelo governo Bolsonaro.
'Na verdade, nós já temos no país um pujante e arrojado sistema nacional de ciência e tecnologia. Infelizmente, tivemos uma situação devastadora, um desmonte da infraestrutura da pesquisa e da ciência. Após 4 anos em que prevaleceu o negacionismo, a ciência volta a ter vez no Brasil', disse.
'Estamos com alguns desafios imediatos, que é a restabelecer o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, revogar a medida provisória que contingenciou até 2026 os recursos da ciência e resgatar o Centro de Tecnologia Eletrônica Avançada, que se trata da primeira fábrica de semicondutores do Brasil, que o governo Bolsonaro tentou a desestatização e que a gente vai resgatar, porque o próprio Tribunal de Contas da União considerou o processo inadequado. Estamos com esse foco imediato, além da lei orçamentária, porque tivemos um baque de 70% no recurso discricionário do ministério…', disse.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: