Chancelaria chinesa fala sobre visita de Antony Blinken à China
O respeito mútuo, a coexistência pacífica e a cooperação ganha-ganha sempre foram os princípios fundamentais para a China ver e lidar com as relações sino-estadunidenses
CMG – A Chancelaria chinesa falou à imprensa na segunda-feira (22) sobre a visita do secretário de Estados dos EUA, Antony Blinken, à China durante os próximos dias 24 e 26 a convite do ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi.
O chefe do Departamento de Assuntos da América do Norte e da Oceania da Chancelaria chinesa disse que a visita de Blinken à China faz parte dos esforços conjuntos dos dois países para implementar os consensos alcançados por ambos os chefes de Estado na reunião de São Francisco, manter diálogos, administrar as disputas, promover a cooperação e fortalecer a coordenação em assuntos internacionais.
Segundo o funcionário da Chancelaria chinesa, sob a orientação estratégica dos dois chefes de Estado, as relações sino-estadunidenses mostrou uma tendência de estabilização. No entanto, destacam-se fatores negativos no relacionamento bilateral. O lado norte-americano está obstinadamente levando adiante sua estratégia de conter a China, além de usar continuamente declarações e ações erradas para interferir nos assuntos internos chineses e difamar a imagem da China, prejudicando os interesses do país asiático. A China opõe-se resolutamente a tudo isso e tomará contramedidas.
O respeito mútuo, a coexistência pacífica e a cooperação ganha-ganha sempre foram os princípios fundamentais para a China ver e lidar com as relações sino-estadunidenses. A Harmonia, a estabilidade e a confiança são os princípios orientadores para a China tratar o relacionamento bilateral neste ano.
Em relação à visita de Blinken, a China se concentrará em cinco objetivos principais: estabelecer percepções corretas, fortalecer os diálogos, gerenciar eficazmente as disputas, promover uma cooperação mutuamente benéfica e assumir conjuntamente as responsabilidades de um grande país.
tradução: Shi Liang
revisão: Erasto Santos Cruz
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: