China e Filipinas chegam a acordo provisório para administrar situação em Ren'ai Jiao
A China e as Filipinas chegaram a um acordo provisório para apaziguar a tensão em Ren’ai Jiao, um recife no Mar do Sul da China
CMG – A China e as Filipinas chegaram a um acordo provisório para apaziguar a tensão em Ren’ai Jiao, um recife no Mar do Sul da China.
Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China deu a informação nesta segunda-feira (22). Segundo ele, a China tem soberania sobre Ren'ai Jiao e o restante das Ilhas de Nansha, bem como sobre as águas adjacentes. Neste contexto, a parte chinesa divulgou a posição de princípio em três pontos para lidar com a situação em Ren’ai Jiao.
Primeiro, o navio de guerra filipino Sierra Madre está encalhado em Ren'ai Jiao há muitos anos, violando a soberania da China e a Declaração sobre a Conduta das Partes no Mar do Sul da China (DOC, sigla em inglês). A China mantém a exigência de que as Filipinas reboquem o navio de guerra e restaurem o estado de Ren'ai Jiao, que não abriga nenhum pessoal ou instalação.
Segundo, a China está disposta a permitir o envio de suprimentos das Filipinas para seu pessoal que vive no navio de guerra de acordo com o espírito humanitário, mas a parte filipina precisa informar a China com antecedência e o processo de reabastecimento deve ser monitorado pela parte chinesa.
Terceiro, se as Filipinas enviarem uma grande quantidade de materiais de construção para o navio de guerra e tentarem construir instalações fixas ou posto avançado permanente no recife, a China não aceitará de forma nenhuma e irá impedir tais atividades para defender sua soberania e a legitimidade da DOC.
Tradução: Luís Zhao
Revisão: Denise Melo
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: