China e Rússia buscam uma cooperação abrangente mais estreita
Li fez as observações ao co-presidir a 29ª reunião regular entre os chefes de governo chinês e russo com o primeiro-ministro russo Mikhail Mishustin
CMG – O primeiro-ministro chinês em visita Li Qiang expressou na quarta-feira a disposição da China de trabalhar com a Rússia para fortalecer a cooperação global e elevar a parceria estratégica abrangente de coordenação China-Rússia para uma nova era a um novo patamar.
Li fez as observações ao co-presidir a 29ª reunião regular entre os chefes de governo chinês e russo com o primeiro-ministro russo Mikhail Mishustin.
A reunião regular, realizada todos os anos desde sua criação em 1996, é um mecanismo importante para implementar o consenso alcançado pelos chefes de Estado dos dois países e promover a cooperação bilateral e os intercâmbios entre pessoas.
Em dezembro passado, Li co-presidiu a 28ª reunião regular com Mishustin em Beijing, onde os dois lados concordaram em aumentar ainda mais a força motriz interna para desenvolver as relações China-Rússia.
Confirmando plenamente o trabalho dos vários comitês dos dois lados no ano passado, Li e Mishustin concordaram em Moscou na quarta-feira que a China e a Rússia têm vantagens complementares e um enorme potencial de cooperação prática.
Eles pediram que os dois lados otimizem ainda mais a estrutura de cooperação, promovam constantemente a cooperação em áreas tradicionais, como economia e comércio, investimento, agricultura e energia, e expandam a cooperação em áreas emergentes, incluindo economia digital, biomedicina e desenvolvimento ecológico.
Após a reunião, Li e Mishustin assinaram um comunicado conjunto da 29ª reunião regular entre os chefes de governo da China e da Rússia e uma nova versão do esboço do plano de cooperação de investimentos entre a China e a Rússia.
Mais tarde, na quarta-feira, Li também se reuniu no Kremlin com o presidente russo Vladimir Putin, que observou que a última reunião anual entre os chefes de governo russo e chinês é uma forte implementação do importante consenso alcançado entre o presidente chinês Xi Jinping e ele e produziu resultados frutíferos.
Li disse que os dois chefes de Estado se reuniram duas vezes este ano, traçando um novo plano e injetando um forte impulso no aprofundamento das relações bilaterais e da cooperação, especialmente na conjuntura histórica do 75º aniversário do estabelecimento de laços diplomáticos entre a China e a Rússia.
Durante a visita de Estado de Putin à China em maio, Xi ressaltou que os dois lados deveriam tomar o 75º aniversário como um novo ponto de partida, sinergizar ainda mais as estratégias de desenvolvimento e continuar a enriquecer a cooperação bilateral para trazer maiores benefícios aos dois países e povos.
No ano passado, o comércio bilateral entre a China e a Rússia ultrapassou US$ 240 bilhões, quase 2,7 vezes o valor registrado há uma década atrás. Essa é uma boa indicação da cooperação abrangente de benefício mútuo que continua a se aprofundar entre os dois países.
Durante sua reunião com Putin, Li expressou mais uma vez a disposição da China de trabalhar com a Rússia para implementar o importante consenso alcançado pelos chefes de Estado dos dois países, manter o bom ímpeto de desenvolvimento das relações bilaterais, expandir a cooperação mutuamente benéfica em todos os aspectos e obter mais resultados práticos.
No comunicado conjunto divulgado na quarta-feira, os dois lados concordaram que serão feitos esforços conjuntos para otimizar a estrutura comercial, criar novos pontos de crescimento para as economias e o comércio dos dois países e promover o desenvolvimento do comércio eletrônico.
Com 2024 e 2025 designados como os Anos Culturais China-Rússia, os dois lados também concordaram em aproveitá-los como uma oportunidade para aprofundar os intercâmbios interpessoais, consolidar o apoio popular à amizade, fortalecer constantemente a força motriz interna da cooperação bilateral e melhorar a qualidade e a eficiência da cooperação.
Li também pediu aos dois lados que continuem a aprofundar os intercâmbios e a cooperação cultural, turística, educacional, juvenil e subnacional para promover o entendimento mútuo entre os povos dois países e levar adiante a amizade entre a China e a Rússia de geração em geração.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: