Comunidade de futuro compartilhado China-América Latina dará início a uma década melhor
Ao longo de 10 anos, sob os esforços conjuntos de ambas as partes, as relações entre a China e a América Latina entraram em uma nova era de igualdade
CMG – Em 17 de julho de 2014, o presidente chinês, Xi Jinping, participou da reunião de líderes China–América Latina e Caribe em Brasília e fez um discurso propondo pela primeira vez a construção de uma comunidade de futuro compartilhado China-América Latina. Ao longo de 10 anos, sob os esforços conjuntos de ambas as partes, as relações entre a China e a América Latina entraram em uma nova era de igualdade, benefício mútuo, inovação, abertura e bem-estar para o povo.
Na coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (17), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, afirmou que a China já assinou memorandos de entendimento para a cooperação da Iniciativa Cinturão e Rota com 22 países da América Latina e do Caribe. O volume comercial anual entre ambas as partes chega a quase US$500 bilhões. A China é o segundo maior parceiro comercial da América Latina, e ao mesmo tempo, ocupa a primeira posição quanto ao Brasil, Chile e Peru.
A China e os países da América Latina e do Caribe são todas nações em desenvolvimento e membros da família do "Sul Global". O país asiático fortalecerá a solidariedade e cooperação com esses Estados, de forma a impulsionar a grande embarcação da comunidade de futuro compartilhado China-América Latina para um futuro mais brilhante nos próximos 10 anos.
Tradução: Zhao Yan
Revisão: Mariana Yante
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: