TV 247 logo
    HOME > China

    Crescimento da China, oportunidades para o mundo

    O censo econômico nacional, que começou em 2004 e é realizado a cada cinco anos, consiste em um importante levantamento econômico da China

    (Foto: CGTN)
    Nicolas Iwashita avatar
    Conteúdo postado por:

    CGTN – O governo chinês divulgou no dia 26 os resultados do quinto censo econômico nacional e o Banco Mundial elevou a previsão de crescimento da China para este e o próximo ano. Em 2023, o PIB chinês ficou em torno de 130 trilhões de yuans, mantendo-se na segunda posição mundial. Nos últimos cinco anos, a contribuição média da China para o crescimento econômico global chegou a 30%, ocupando o primeiro lugar em todo o mundo.

    O censo econômico nacional, que começou em 2004 e é realizado a cada cinco anos, consiste em um importante levantamento econômico da China. Além de ser uma medida essencial para mensurar o nível do crescimento do país, o censo também é uma significativa referência para o plano quinquenal do país.    

    Os resultados do quinto censo econômico nacional demonstram o desenvolvimento econômico da China nos últimos cinco anos. Durante este período, o governo aplicou políticas de reajuste macroeconômico e alavancou forças produtivas de alta qualidade, medidas que impulsionaram o crescimento econômico. 

    Nos últimos anos, a economia chinesa tem resistido às pressões e conquistado progressos na otimização estrutural, inovação e transição verde, mesmo vivenciando a estagnação da economia global, a agitação geopolítica, o protecionismo comercial e a pandemia. 

    Em 2023, a China produziu 9,45 milhões de veículos de nova energia, se posicionando no topo do ranking mundial por nove anos consecutivos e representando 60% do mercado global. Produtos verdes, como baterias elétricas, silício monocristalino e silício policristalino, também estão crescendo rapidamente, trazendo vitalidade para o desenvolvimento de alta qualidade. 

    O censo econômico nacional da China tem relevância mundial, levando-se em consideração que o país é a segunda maior economia do mundo. Apesar dos desafios, a economia chinesa vem progredindo com estabilidade, demonstrando sua grande resiliência. Além disso, o funcionamento da cadeia global de suprimentos foi garantido pela nação asiática, com uma crescente e recuperada manufatura, contribuindo para a estabilidade da economia mundial. 

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: