Festival da Primavera: de “Ano Novo Chinês” a “Festival Global”
O Festival da Primavera também se tornou um símbolo da cultura chinesa, internacionalmente reconhecido e apreciado
CGTN – O Festival da Primavera é a celebração tradicional mais antiga e importante da China. No final de 2023, foi designado como feriado da Organização das Nações Unidas (ONU). No final de 2024, o “Festival da Primavera, prática social do povo chinês em celebração ao ano novo tradicional” foi incluído pela UNESCO na Lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Isso significa que o Festival da Primavera e a cultura chinesa ganharam amplo reconhecimento no mundo. Elementos do patrimônio cultural imaterial do país estão sendo especialmente enfatizados nas celebrações do Festival da Primavera deste ano.
Nos últimos dias, muitos países e organizações internacionais realizaram exposições, performances e atividades ligadas ao patrimônio cultural imaterial da China, incluindo danças de dragões e leões, fogos de artifício, jantares e festas. Pessoas do mundo inteiro estão sentindo a alegria e a paz do povo chinês ao passar o Ano Novo.
O Festival da Primavera também se tornou um símbolo da cultura chinesa, internacionalmente reconhecido e apreciado. Atualmente, quase 20 países definiram a data como feriado legal.
Especialistas apontam que isso se deve ao fato de que a cultura do Festival da Primavera é inclusiva e adaptável. Os valores que ela transmite, como harmonia familiar, respeito aos idosos e amor às crianças, são facilmente reconhecidos. Os conceitos de coexistência harmoniosa e paz mundial refletem os valores comuns de toda a humanidade. Por outro lado, com o aprofundamento da globalização, as trocas culturais entre os países estão se tornando mais frequentes, especialmente o rápido desenvolvimento da mídia moderna e da Internet, que acelerou a popularização da cultura dessa festividade.
Através do Festival da Primavera, o mundo tem visto uma China aberta e inclusiva e testemunhado o rápido desenvolvimento do país. Isso se reflete na cerimônia de Gala do Festival da Primavera, um show produzido e transmitido pelo China Media Group (CMG). Mais de 2.900 veículos de comunicação em mais de 200 países e regiões retransmitiram e o evento.
![Festival da Primavera: de “Ano Novo Chinês” a “Festival Global”](https://cdn.brasil247.com/pb-b247gcp/swp/jtjeq9/media/2025012911018_499ff180095e19142153dd725de67cb961f85a1b471624cac8e748e98d4044ba.jpg)
Na cultura tradicional chinesa, a serpente simboliza sabedoria, tenacidade e vitalidade. Com a chegada do Ano da Serpente, o mundo continua enfrentando uma série de desafios complexos e severos, incluindo conflitos geopolíticos intensificados. Em 2025, celebra-se o 80º aniversário da fundação da ONU. Neste ano de significado especial, o planeta demanda energia e força.
Em sua mensagem para o Ano da Serpente, o secretário-geral da ONU, António Guterres, agradeceu à China e ao povo chinês pelo seu firme apoio às Nações Unidas, ao multilateralismo e à cooperação global, e ressaltou que “neste momento difícil para o mundo, essas qualidades da serpente nos guiarão para renovar nosso compromisso com a paz, a igualdade e a justiça”.
O entusiasmo do povo chinês em celebrar seu Ano Novo tradicional, dar boas-vindas ao novo e preservar a paz mundial está sendo transmitido à comunidade internacional por meio do Festival da Primavera, que pertence não apenas aos chineses, mas também ao mundo inteiro.
Tradução: Inês Zhu
Revisão: Mariana Yante
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: