Li Qiang pede que empresários chineses e vietnamitas promovam cooperação
Ele fez as observações ao discursar em um simpósio que reuniu representantes de empresários chineses e vietnamitas
Xinhua – O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, disse neste domingo que se espera que os empresários chineses e vietnamitas sigam ativamente a tendência geral, aproveitem melhor as oportunidades e fortaleçam ainda mais a cooperação para um maior desenvolvimento de seus próprios negócios e contribuam para o desenvolvimento comum dos dois países.
Ele fez as observações ao discursar em um simpósio que reuniu representantes de empresários chineses e vietnamitas. O primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chinh, também participou do simpósio.
Li observou que nos últimos anos, com os esforços conjuntos de ambos os lados, as relações China-Vietnã se desenvolveram de forma estável e a cooperação prática produziu resultados frutíferos.
A China e o Vietnã são tradicionais vizinhos amigáveis socialistas, e seus respectivos desenvolvimentos são uma oportunidade importante um para o outro, disse ele, acrescentando que a cooperação econômica e comercial sempre foi um destaque da cooperação China-Vietnã e uma importante fonte de força motriz para o avanço dos laços bilaterais.
Olhando para o futuro, disse Li, ainda há mais espaço para expansão e maior potencial a ser aproveitado no alinhamento das estratégias de desenvolvimento dos dois países, conectividade mais forte, liberação de vantagens complementares, bem como cooperação econômica e comercial.
Os dois países compartilham o mesmo sistema social, forte confiança política mútua, proximidade geográfica e afinidade entre seus povos, e desfrutam de uma profunda amizade de "camaradas e irmãos", o que estabeleceu uma base sólida para a cooperação bilateral.
O primeiro-ministro chinês pediu aos empresários que se envolvam mais ativamente nas estratégias nacionais de desenvolvimento e façam pleno uso dos acordos multilaterais e bilaterais de cooperação econômica e comercial e dividendos políticos, como a Parceria Econômica Abrangente Regional e a Versão 3.0 da Área de Livre Comércio China-ASEAN.
Li propôs que os empresários promovam conjuntamente o desenvolvimento integrado das indústrias, aprofundem a integração mútua de oferta e demanda e construam cadeias industriais e de suprimentos transfronteiriças estáveis e fluidas.
Ele também pediu aos empresários dos dois países que reúnam inovação e criatividade e fortaleçam a cooperação de inovação de toda a cadeia entre indústria, academia, pesquisa e utilização, com foco particular em energia limpa, biomedicina e inteligência artificial, de modo a promover e fortalecer conjuntamente novas forças motrizes para o desenvolvimento dos dois países.
O primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chinh, disse que, sob a orientação dos principais líderes dos dois partidos e dos dois países, o Vietnã e a China aprofundaram e solidificaram as relações bilaterais, trazendo os laços para uma nova era de construção da comunidade com um futuro compartilhado para o Vietnã e a China.
Observando que a China é o maior parceiro comercial do Vietnã e o Vietnã é o maior parceiro comercial da China na ASEAN, ele disse que a cooperação econômica e comercial se tornou um destaque e um pilar importante das relações amistosas entre os dois países.
Pham Minh Chinh disse que o Vietnã está disposto a trabalhar com a China no espírito de benefício mútuo e cooperação ganha-ganha, aproveitar ainda mais as vantagens complementares, explorar totalmente o potencial, melhorar o nível de cooperação corporativa, promover a cooperação em finanças, tecnologia, investimento, infraestrutura de transporte, economia digital, economia verde e conectividade da cadeia de produção e suprimentos e fortalecer a coordenação no âmbito da integração econômica regional.
"O governo vietnamita continuará a fornecer um bom ambiente de negócios para as empresas e dará as boas-vindas às empresas chinesas para continuar a expandir seus investimentos no Vietnã", disse ele.
O chefe de governo vietnamita também expressou a esperança de que as empresas dos dois países aprofundem conjuntamente a cooperação prática e impulsionem o crescimento das relações bilaterais e os respectivos processos de desenvolvimento do Vietnã e da China.
Representantes das empresas participantes disseram que a orientação estratégica dos principais líderes dos dois países injetou um forte impulso na cooperação econômica e comercial China-Vietnã.
Eles disseram que a Iniciativa Cinturão e Rota é altamente compatível com a estratégia Dois Corredores e Um Círculo Econômico, e as comunidades empresariais dos dois países estão otimistas sobre as perspectivas de desenvolvimento nos mercados um do outro e têm firme confiança no aprofundamento da cooperação.
Eles expressaram a vontade de aproveitar as oportunidades para promover ainda mais a cooperação em finanças, construção de infraestrutura de transporte, economia digital, energia verde, comunicações e logística.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: