TV 247 logo
    HOME > China

    O que o relatório anual sobre comércio exterior da China significa para o mundo?

    O comércio exterior é uma importante janela para se observar a situação econômica de um país

    CGTN – De acordo com estatísticas divulgadas ontem (13), o comércio exterior de mercadorias da China totalizou no ano passado 43,85 trilhões de yuans, um aumento de 5% relação ao ano de 2023, batendo um novo recorde histórico.

    “Estatísticas comerciais superiores ao esperado”, “crescimento significativo das importações” – eis os comentários feitos por vários veículos de imprensa estrangeiros em relação ao desempenho do comércio exterior chinês.

    O que este relatório significa para o mundo? A China agora não só oferece mais fontes de energia ecológica e produtos de qualidade, mas também possui um mercado maior e um espaço de desenvolvimento mais amplo. Em 2024, o país importou um total de 3 bilhões de toneladas de commodities, máquinas e produtos elétricos avaliados em mais de 7 bilhões de yuans, além de cerca de 1,8 bilhão de yuans em bens de consumo, o que satisfez a diversificada demanda interna por produção e consumo e ao mesmo tempo permitiu ao mundo o compartilhamento do enorme mercado chinês, promovendo o desenvolvimento comum.

    O comércio exterior é uma importante janela para se observar a situação econômica de um país. Sendo a segunda maior economia do mundo, a China sempre defendeu a estabilidade das cadeias industriais e de abastecimento globais através da abertura e das conexões, bem como a promoção do desenvolvimento saudável e sustentável do comércio global.

    Os impactos da geopolítica, do unilateralismo e do protecionismo seguem em ascensão. O comércio global continua enfrentando desafios críticos. No entanto, de acordo com as últimas previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI), o ritmo de crescimento do comércio global será de 3,4% em 2025, contra 3,1% em 2024. Isso significa que há uma tendência de aquecimento da demanda externa.

    A adesão à abertura e à cooperação continua sendo o objetivo comum do mundo. Sendo o maior país comerciante de mercadorias do mundo, a China tem confiança e  competência para enfrentar os desafios, estabilizar continuamente o comércio externo e promover o crescimento para compartilhar os benefícios do desenvolvimento com todo o mundo.

    Tradução: Inês Zhu

    Revisão: Denise Melo

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: