TV 247 logo
    HOME > China

    Primeiro-ministro da Malásia concede entrevista exclusiva ao CMG

    Este ano marca o 50º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre China e Malásia

    (Foto: CGTN)
    Nicolas Iwashita avatar
    Conteúdo postado por:

    CGTN – O primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, concedeu recentemente uma entrevista exclusiva ao Grupo de Mídia da China (CMG, na sigla em inglês).

    Na entrevista, Anwar Ibrahim destacou que as palavras "parceria estratégica" e "abrangente" refletem o compromisso entre a Malásia e a China. Ele ressaltou a profunda relação de confiança e amizade entre os dois países , afirmando que sua visita à China busca fortalecer a cooperação bilateral em vários campos. 

    Este ano marca o 50º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre China e Malásia. Em relação ao futuro da cooperação bilateral, Anwar disse: “Continuaremos a nos concentrar na cooperação econômica, especialmente em comércio e investimentos, e, ao mesmo tempo, devemos ampliar nossa cooperação para novos segmentos e setores, incluindo energia, tecnologias verdes e emergentes.” Em áreas como digitalização e inteligência artificial, o desempenho da China é notável. É sabido que a China está disposta a interagir e cooperar com outros países, que está aberta para compreender outras culturas, valores e civilizações, e que sua essência é defender os valores humanos e a justiça, acrescentou.

    Com a entrada em vigor da Parceria Econômica Abrangente Regional (RCEP, sigla em inglês), os dois países compartilharam uma maior abertura de seus mercados. Em 2024, a Malásia marcou sua sétima participação na Exposição Internacional de Importação da China (CIIE), realizada anualmente em Shanghai.

    Segundo o primeiro-ministro, a plataforma da CIIE reflete o conceito de comunidade com futuro compartilhado para a humanidade, que foi idealizado pelo presidente Xi Jinping. O governo chinês manifesta seu apoio por meio de ações concretas, incentivando a participação de pessoas dos mais variados círculos sociais da China, da Malásia e de outros países. Alguns produtos malaios foram bem recebidos pelos consumidores chineses, incluindo artigos tecnológicos que ingressaram no gigante mercado, configurando uma conquista significativa para um país em desenvolvimento como a Malásia, afirmou Anwar.

    Tradução: Cecília Ma

    Revisão: Denise Melo

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: