Sam Hou Fai eleito chefe do Executivo indigitado do sexto mandato da RAEM
Em seu discurso após a eleição, Sam Hou Fai expressou sua gratidão aos membros da comissão
Xinhua – Sam Hou Fai foi eleito por maioria esmagadora chefe do Executivo indigitado do sexto mandato da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) neste domingo.
Ele venceu a eleição com 394 votos a favor em um total de 398 cédulas válidas. Song Man Lei, presidente da Comissão de Assuntos Eleitorais do Chefe do Executivo, anunciou Sam como o vencedor.
De acordo com a Lei Eleitoral para o Chefe do Executivo de Macau, uma eleição é válida se dois terços dos 400 membros da comissão eleitoral estiverem presentes para votar. Para ser eleito, um candidato deve receber o apoio de mais da metade de todos os membros da comissão, que é de pelo menos 200 votos.
Conforme estipulado na Lei Básica da RAEM, o chefe do Executivo é eleito por uma Comissão Eleitoral do Chefe do Executivo amplamente representativa e, em seguida, é nomeado pelo Governo Popular Central. O chefe do Executivo tem um mandato de cinco anos e pode ser reeleito uma vez.
Depois que Song anunciou o resultado da eleição, aplausos calorosos foram ouvidos no salão.
Em seu discurso após a eleição, Sam Hou Fai expressou sua gratidão aos membros da comissão.
"Estou grato a todos os membros da comissão eleitoral pelo seu reconhecimento e apoio, o que me permite continuar a servir Macau, o país e o público em geral de uma forma mais elevada, mais abrangente e mais estratégica", disse ele.
De acordo com a Lei Básica, o Chefe do Executivo é responsável perante o governo central e perante a RAEM. Sam observou que será firme nesses deveres e responsabilidades significativos.
Ele destacou seu compromisso de cumprir fielmente sua plataforma política e manifesto, com o objetivo principal de atender às expectativas das pessoas por uma vida melhor. Seus princípios mais elevados serão implementar de forma completa, precisa e firme a política "um país, dois sistemas" e salvaguardar os interesses da soberania, segurança e desenvolvimento nacionais, disse ele.
De acordo com as disposições da Lei Eleitoral para o Chefe do Executivo, o resultado da eleição será submetido ao Tribunal de Última Instância para confirmação e posteriormente publicado no Boletim Oficial da RAEM.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: