TV 247 logo
    HOME > China

    Xi Jinping e Nicolás Maduro trocam felicitações pelos 50 anos de relações diplomáticas entre China e Venezuela

    Xi Jinping apontou que a China e a Venezuela são bons parceiros com vínculo de confiança mútua e desenvolvimento conjunto

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    CMG – O presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, trocaram hoje (28) mensagens de felicitações em comemoração aos 50 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois Estados.

    Xi Jinping apontou que a China e a Venezuela são bons parceiros com vínculo de confiança mútua e desenvolvimento conjunto. Nas cinco décadas, as duas partes têm se apoiado diante das mudanças internacionais e têm defendido a equidade e a justiça no mundo, bem como os interesses e direitos legais dos países em desenvolvimento, constituindo uma amizade sólida. Ele lembrou que, durante a visita de Estado do presidente venezuelano à China em novembro do ano passado, os dois líderes declararam juntos que elevarão o relacionamento bilateral para uma “parceria de cooperação estratégica a qualquer tempo”, com isso, conduziram as relações sino-venezuelanas para uma nova era.

    De acordo com Xi Jinping, a China quer trabalhar junto com a Venezuela, tomando os 50 anos de relações diplomáticas entre os dois países como um novo ponto de partida, para continuar a enriquecer a conotação da parceria estratégica em todas as condições, a fim de contribuir mais para a paz e o desenvolvimento mundiais e promover conjuntamente a construção de uma comunidade com futuro compartilhado para a humanidade.

    Maduro afirmou que as relações China-Venezuela têm obtido progressos consideráveis nas  cinco décadas, destacando que a parceria estratégica a qualquer tempo tem significado histórico. Segundo ele, a parte venezuelana apoia firmemente a China na salvaguarda da soberania nacional e se opõe a qualquer tentativa de conter o país. A Venezuela quer participar ativamente da construção conjunta do Cinturão e Rota e das três iniciativas globais apresentadas por Xi Jinping, continuar aprofundar a amizade tradicional e as cooperações bilaterais e multilaterais. Ele acredita que, sob a sábia liderança do presidente Xi Jinping, a China certamente alcançará a grande revitalização da nação chinesa.

    Tradução: Florbela Guo

    Revisão: Diego Goulart

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: