Xi Jinping e Putin reúnem-se em Kazan
Xi Jinping apontou que o mecanismo do BRICS é uma das plataformas mais importantes para a união e a cooperação entre os países emergentes
CMG – O presidente chinês, Xi Jinping, encontrou-se nesta terça-feira com o presidente russo, Vladimir Putin, em Kazan, na Rússia.
Xi Jinping afirmou que este é seu terceiro encontro com o presidente Putin este ano. No início deste mês, trocou com o líder russo mensagens em comemoração ao 75º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.
“Atualmente, o mundo enfrenta mudanças não vistas em um século e a situação internacional está em meio ao caos. Acredito, porém, que o relacionamento sino-russo de amizade por gerações não mudará e a responsabilidade dos dois grandes países de fazer bem para o mundo e a humanidade também não se alterará”, disse o líder chinês.
Xi Jinping apontou que o mecanismo do BRICS é uma das plataformas mais importantes para a união e a cooperação entre os países emergentes e os países em desenvolvimento e é uma força pilar para promover a multipolarização do mundo em pé de igualdade e de boa ordem, assim como a globalização inclusiva e de benefício para todos.
A reunião do BRICS a ser realizada nesta quarta-feira será a primeira cúpula do BRICS após sua expansão e terá um grande significado para fomentar a cooperação do BRICS ampliado. Sendo o país em presidência do evento, a Rússia já realizou muitos trabalhos, os quais são altamente apreciados pela China.
“Espero realizar discussões profundas com o presidente Putin e líderes de outros países sobre o futuro desenvolvimento do BRICS para promover consensos entre as diferentes partes, emitir sinais positivos de união e cooperação e impulsionar a coordenação estratégica e a colaboração pragmática entre os países do BRICS, em busca de mais oportunidades para o Sul Global e de maiores contribuições para a construção de uma comunidade com futuro compartilhado para a humanidade”, destacou Xi Jinping.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: