Xi Jinping e rei da Malásia trocam congratulações pelo aniversário das relações diplomáticas (atualizada)
Xi Jinping salientou que está disposto a trabalhar junto com Ibrahim para orientar a construção da comunidade China-Malásia de futuro compartilhado
CMG – Nesta sexta-feira (31), o presidente da China, Xi Jinping, e o rei da Malásia, sultão Ibrahim Iskandar, trocaram mensagens de congratulação pelos 50 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.
Na mensagem, o líder chinês apontou que a China e a Malásia são vizinhos com amizade milenar, amigos de coração e parceiros de cooperação vantajosa para ambos. Segundo ele, em 2023, os dois países chegaram ao consenso sobre a construção de uma comunidade China-Malásia de futuro compartilhado, o que marca a entrada das relações bilaterais em um novo estágio histórico de desenvolvimento.
Xi Jinping salientou que está disposto a trabalhar junto com Ibrahim para orientar a construção da comunidade China-Malásia de futuro compartilhado, a fim de beneficiar melhor os dois povos e fazer mais contribuições para a estabilidade e prosperidade da região.
Por sua vez, Ibrahim Iskandar disse que, nas últimas cinco décadas, desde o estabelecimento das relações diplomáticas, a Malásia e a China sempre se respeitaram e confiaram uma na outra e as relações bilaterais continuaram a obter novos avanços. Segundo ele, após a firmação de uma parceria estratégica abrangente em 2013, os dois países têm ampliado e aprofundado o intercâmbio e a cooperação em diversas áreas, como comércio, investimento e cultura. “A Malásia trabalhará de mãos dadas com a China para buscar a prosperidade e levar benefícios para os dois povos”, aponta o líder malaio.
No mesmo dia, o premiê da China, Li Qiang, e seu homólogo da Malásia, Anwar Ibrahim, também trocaram congratulações pelo aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.
tradução: Shi Liang
revisão: Diego Goulart
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: