Xi Jinping reúne-se com o presidente da Bolívia
O líder chinês observou que a China e a Bolívia são bons amigos e irmãos
CMG – O presidente chinês, Xi Jinping, reuniu-se no dia 19 deste mês com o presidente da Bolívia, Luis Arce, durante a Cúpula do G20 realizada no Rio de Janeiro.
O líder chinês observou que a China e a Bolívia são bons amigos e irmãos. Nos últimos anos, as relações entre os dois países vem mantendo um bom ritmo de desenvolvimento, os dois lados se apoiam firmemente em questões relacionadas aos interesses centrais e às principais preocupações de cada um, e a construção conjunta da Iniciativa Cinturão e Rota produziu resultados frutíferos, trazendo benefícios tangíveis para os povos dos dois países.
“O lado chinês apoia a exploração independente do lado boliviano do caminho do desenvolvimento de acordo com suas condições nacionais, e está disposta a aproveitar o 40º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países no próximo ano como uma oportunidade para levar adiante a amizade tradicional, aprofundar a confiança mútua estratégica, expandir a cooperação reciprocamente benéfica e levar a parceria estratégica entre as duas nações a um novo patamar.”
O líder da China enfatizou que os dois lados devem fortalecer os intercâmbios entre o governo, a legislatura, os partidos políticos e trocas locais, realizar intercâmbios aprofundados de experiência em governança, encaixar a iniciativa Cinturão e Rota com o plano de desenvolvimento da Bolívia para 2025, expandir a cooperação em áreas como construção de infraestrutura, agricultura de terras altas, desenvolvimento verde e economia digital, aprofundar a colaboração em mecanismos multilaterais como as Nações Unidas, o BRICS e em outros mecanismos multilaterais, além de promover a solidariedade, a autossuficiência e o desenvolvimento comum entre os países do Sul global.
Segundo o líder da China, o país está disposto a trabalhar com o lado boliviano para fortalecer o mecanismo do Fórum China-América Latina.
Por sua vez, Luis Arce afirmou que os dois países têm profunda fraternidade e amizade e agradeceu à China por ajudar a Bolívia a superar a Covid-19 e promover o desenvolvimento econômico e social.
“Sob a liderança do presidente Xi Jinping, a modernização chinesa obteve grandes conquistas, fornecendo referências e orientações importantes para o desenvolvimento da Bolívia e de outros países.”
Segundo ele, o lado boliviano está disposto a comemorar o 40º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas com a China no próximo ano, aprofundar ainda mais a parceria estratégica e fortalecer a cooperação em áreas como a conectividade de infraestrutura, de modo a ajudar o desenvolvimento nacional do país e melhorar o bem-estar de seu povo.
“O lado boliviano está disposto a fortalecer a cooperação com a China em mecanismos multilaterais, como o BRICS e o Fórum China-América Latina.”
Tradução: Wang Siqi
Revisão: Erasto Santos Cruz
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: