Xi Jinping se reúne com presidente do Togo
O presidente chinês enfatizou que, ao entrar na nova era, as relações entre a China e o Togo se desenvolveram profundamente
CMG – O presidente da China, Xi Jinping, reuniu-se hoje (2) em Beijing com o presidente do Togo, Faure Gnassingbé, que está no país para participar da Cúpula 2024 do Fórum de Cooperação China-África (Focac). Os dois chefes de Estado anunciaram elevar as relações entre as duas nações para uma parceria estratégica global.
Na ocasião, o líder chinês manifestou sua apreciação às contribuições importantes e de longo prazo do seu homólogo togolês para o desenvolvimento das relações bilaterais e para a construção do mecanismo do Focac, afirmando que a China apoia firmemente a unidade, o autoaperfeiçoamento e o processo de integração da África. Ele apontou que a cúpula será dedicada a traçar um novo plano para a cooperação China-África, e o governo chinês está disposto a trabalhar em estreita colaboração com outros países para promover um resultado bem-sucedido do evento.
O presidente chinês enfatizou que, ao entrar na nova era, as relações entre a China e o Togo se desenvolveram profundamente, mostrando resiliência e vitalidade. Os dois lados se apoiaram firmemente em questões que envolveram os interesses centrais e as principais preocupações de cada um, e se tornaram um modelo de amizade sincera, solidariedade e cooperação. Xi Jinping afirmou que a China está disposta a trabalhar com o Togo para aumentar ainda mais a confiança política mútua e expandir a cooperação prática em diversas áreas, como infraestrutura, agricultura e conservação de água, conectividade, aprofundando a colaboração multilateral e promovendo a unidade e a estabilidade regionais.
Por sua vez, Gnassingbé afirmou que o Focac evoluiu com o tempo e atende às necessidades de desenvolvimento dos países africanos, tornando-se um pilar importante para promover o desenvolvimento das nações do continente e as relações de amizade entre a África e a China. Segundo o líder togolês, como o mundo enfrenta atualmente cada vez mais riscos e ameaças, o apoio e a cooperação da China são cruciais para a segurança e o desenvolvimento do continente africano. “Somos gratos ao presidente Xi Jinping por sediar a Cúpula do Focac, acreditamos que o evento dará um novo impulso à cooperação África-China e fará novas contribuições para promover a segurança e o desenvolvimento, bem como o progresso das civilizações na África e no mundo.”
Gnassingbé enfatizou que o lado togolês adere firmemente ao princípio de Uma Só China, apoia a China na salvaguarda de sua soberania nacional e integridade territorial e apoia a posição do país sobre a questão de Taiwan e do Mar do Sul da China, entre outras questões.
Wang Yi participou da reunião.
Tradução: Wang Siqi
Revisão: Diego Goulart
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: