Xi Jinping se reúne com primeira-ministra de Bangladesh (atualizada)
O presidente chinês, Xi Jinping, destacou que os dois países são vizinhos próximos e amigos há muitos anos
CMG – Na tarde de 10 de julho, no Grande Palácio do Povo, em Beijing, o presidente chinês Xi Jinping se reuniu com a primeira-ministra de Bangladesh, Sheikh Hasina, que está na China em uma visita oficial.
O presidente chinês, Xi Jinping, destacou que os dois países são vizinhos próximos e amigos há muitos anos. Desde o estabelecimento das relações diplomáticas, demonstram respeito e apoio recíprocos, se tratam em pé de igualdade e se engajam em uma cooperação ganha-ganha, proporcionando um exemplo de intercâmbios fraternos e vantagens mútuas entre países, especialmente os do Sul Global. A China valoriza a profunda amizade bilateral, e está disposta a aproveitar o 50º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas no próximo ano como uma oportunidade para aprofundar a construção conjunta de alta qualidade da Iniciativa Cinturão e Rota, expandir a complexidade e a amplitude das parcerias em vários campos e promover a parceria de cooperação estratégica abrangente China-Bangladesh de maneira estável e com uma perspectiva de longo alcance.
Xi Jinping enfatizou que os dois lados devem levar adiante a boa tradição de apoio entre ambos e aprofundar a confiança política existente. A China apoia Bangladesh na adesão à sua política externa independente, no caminho do desenvolvimento de acordo com suas condições nacionais, na salvaguarda da soberania nacional, da independência e da integridade territorial e na oposição a qualquer interferência externa. A China está disposta a realizar intercâmbios com o país vizinho na experiência da governança do partido e do Estado e nas políticas de desenvolvimento, a fortalecer o acoplamento de estratégias de desenvolvimento, aprofundar a cooperação nas áreas de comércio, investimento e conectividade, apoiar mais empresas chinesas para fortalecer cooperações de investimento industrial com Bangladesh, promover o aprimoramento integrado da cadeia industrial e de suprimentos entre os dois países e ajudar Bangladesh a alcançar o desenvolvimento nacional.
A primeira-ministra afirmou que seu país tem a honra de manter uma profunda amizade com a China. Bangladesh está firmemente comprometida com a causa da libertação nacional, da redução da pobreza, e é grata à China por seu valioso apoio nesse processo. Ela espera aprender com a experiência bem-sucedida chinesa de desenvolvimento, expandir a cooperação entre os dois países nas áreas de economia e comércio, infraestrutura e redução da pobreza e fortalecer os intercâmbios humanísticos. Bangladesh continuará participando ativamente da Iniciativa Cinturão e Rota, aderindo firmemente ao princípio de Uma Só China, apoiando a posição desta em relação à questão de Taiwan, opondo-se resolutamente à interferência de forças externas nos assuntos internos do país e a apoiando firmemente na proteção de seus interesses fundamentais.
Tradução: Cheng Yumeng
Revisão: Mariana Yante
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: