Xi teve reunião restrita com Putin em Zhongnanhai
O presidente chinês, Xi Jinping, realizou uma reunião restrita com o presidente russo, Vladimir Putin, nesta quinta-feira, em Zhongnanhai, em Beijing
Beijing, 16 mai (Xinhua) – O presidente chinês, Xi Jinping, realizou uma reunião restrita com o presidente russo, Vladimir Putin, nesta quinta-feira, em Zhongnanhai, em Beijing, durante a qual eles tiveram trocas aprofundadas sobre questões estratégicas de interesse comum.
O mundo está passando por mudanças nunca vistas em um século e entrando em um novo período de turbulência e transformação, observou Xi, acrescentando que, diante do cenário mundial em constante evolução, com volatilidade e turbulência, a China manteve sua determinação estratégica.
Ele disse que, sob a liderança do Partido Comunista da China, o povo chinês superou várias dificuldades e desafios e está se esforçando para promover o desenvolvimento de alta qualidade e a modernização chinesa.
A China está disposta a trabalhar com a Rússia e outros países para aumentar a solidariedade e a cooperação, orientar a governança global na direção certa, salvaguardar conjuntamente a equidade e a justiça internacionais e promover a paz mundial e o desenvolvimento comum, disse Xi.
Observando que o desenvolvimento da China é imparável e que nenhuma força pode conter o crescimento e o progresso da China, Putin disse que a Rússia está disposta a melhorar a cooperação com a China e outros países do Sul Global para promover a equidade e a justiça internacionais e trabalhar para um mundo mais igualitário e multipolar.
Os dois chefes de Estado tiveram uma troca de pontos de vista aprofundada sobre a crise na Ucrânia.
Xi falou sobre a posição consistente e os esforços da China para promover a solução política da questão da Ucrânia, enfatizando que, para lidar com qualquer questão importante, é necessário abordar tanto os sintomas quanto as causas profundas e planejar tanto para o presente quanto para o longo prazo.
Ele disse que o núcleo da Iniciativa de Segurança Global é defender a visão de segurança comum, abrangente, cooperativa e sustentável, e a solução fundamental para a questão da Ucrânia é promover o estabelecimento de uma nova arquitetura de segurança equilibrada, eficaz e sustentável.
Xi disse que a China apoia a convocação de uma conferência internacional de paz reconhecida pela Rússia e pela Ucrânia em um momento apropriado, com participação igualitária e discussão justa de todas as opções, de modo a promover uma solução política rápida para a questão da Ucrânia, e a China está pronta para continuar a desempenhar um papel construtivo nesse sentido.
Putin apresentou as opiniões e posições relevantes da Rússia, dizendo que a Rússia aprecia a posição objetiva, justa e equilibrada da China sobre a questão da Ucrânia e saúda a China por continuar a desempenhar um papel importante e construtivo na resolução política da questão. A Rússia está comprometida em resolver a questão da Ucrânia por meio de negociações políticas e está disposta a demonstrar sinceridade e manter uma comunicação estreita com a China a esse respeito, disse ele.
Xi disse que, ao longo dos anos, eles tiveram muitas reuniões e cada intercâmbio foi franco, profundo e frutífero.
"Estou pronto para manter contato próximo com o presidente Putin e trabalharmos juntos para liderar o desenvolvimento das relações China-Rússia na direção certa, orientar a parceria estratégica abrangente de coordenação China-Rússia para a nova era alcance um progresso constante e duradouro, traga mais benefícios para os dois povos e contribua para a segurança e a estabilidade mundiais", disse Xi.
Putin agradeceu a Xi por sua calorosa hospitalidade, dizendo que está disposto a manter uma comunicação próxima com Xi, implementar o importante consenso alcançado entre eles e garantir o pleno desenvolvimento da parceria estratégica abrangente de coordenação Rússia-China para a nova era.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: